Uma campanha lançada pelo prefeito da cidade de Duas Barras, no Rio de Janeiro, Fabrício Luiz Lima Ayres, está repercutindo na internet depois que um vídeo com o discurso dele começou a circular nas redes. Durante uma palestra realizada em uma praça com a presença de crianças, o prefeito orienta que as pessoas não alimentem cachorros que vivem nas ruas.
“Vamos fazer uma campanha: ‘Não alimente o cão de rua’, ‘não dê guarida ao cachorro de rua’. Assim nós conseguiremos dizimar, acabar com essa visita tão indesejada. Vocês têm que falar isso com o papai e com a mamãe em casa. Não alimente a proliferação de um dos vetores de doença da nossa cidade”, diz o prefeito no vídeo.
O vídeo foi publicado nas redes sociais e ganhou repercussão. A ativista pela causa animal Luisa Mell fez uma publicação nesta quarta indignada com o ocorrido.
“Inacreditável! Vergonhoso! Prefeito da cidade de @prefeitura_duasbarras RJ, Senhor Fabricio lança campanha para não alimentarem, nem darem abrigo para cães de rua. E pasmem, isso em uma palestra para crianças! Senhor prefeito, o senhor está ensinando e orientando a população, inclusive crianças, a acabarem com animais abandonados os matando de fome? É isto mesmo que entendi? É lamentável que pessoas com tamanha insensibilidade e ignorância tenham posições de poder em nosso país. O senhor devia se informar sobre castração e vacinação. Para evitar a superpopulação de cães de rua, a melhor e mais ética solução é a esterilização. Para que não sejam vetores de zoonoses como o senhor afirma, já ouviu falar em vacinação? Uma campanha par não alimentar animais e deixa-los morrendo de fome, não é incitar maus-tratos?”, diz a publicação.
Moradores também se manifestaram sobre o posicionamento do prefeito.
“Se tivesse uma Ong município pra cuidar dos animais carentes não teria tantos cachorros na rua. Se pessoas abandonam cachorros aqui a culpa é delas e não dos bichinhos. Já passam fome com a população cuidando, imagina se todos ouvissem o conselho do prefeito…”, diz uma moradora de Duas Barras em uma publicação nas redes sociais.
“A solução é largar pra morrer de fome? Vergonhoso realmente. Podia fazer campanha pra adoção, pra castração… sei lá. Mas largar morrer de fome essa não é a solução. Os animais não tem culpa de estar em situação de rua”, disse outra internauta.
O que diz a prefeitura?
O g1 entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Duas Barras para pedir um posicionamento do prefeito e do município e saber se a cidade possui programas de castração e vacinação animal.
A Prefeitura informou que possui programa de vacinação. Até a última atualização desta reportagem, o prefeito não havia se posicionado e o município não havia informado se possui programa de castração.
(Fonte: com informações G1)