O Festival Nacional de Teatro de Chapecó será retomado em 2022 e já tem data marcada: 26 a 30 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Por isso, a Fundação Cultural de Chapecó lançou nesta semana o edital 002/2022, de seleção de espetáculos para o evento.
Em 2009, numa iniciativa do então prefeito João Rodrigues e idealizado pela Fundação Cultural de Chapecó e Associação Chapecoense de Teatro (ACATE), iniciou o Festival Nacional de Teatro de Chapecó, que neste ano chega na 13ª edição. Uma das peças nacionais encenadas em Chapecó foi O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Roselaine Vinhas, que também foi uma das idealizadoras do projeto, o objetivo é difundir o fazer teatral em Chapecó e na região Oeste de Santa Catarina: “O Festival é uma oportunidade de acesso a grandes espetáculos, tanto para o público, quanto para os artistas, além de fomentar a produção local das artes cênicas”.
Serão selecionados até cinco espetáculos teatrais para a Mostra Nacional, que além da apresentação, terão uma roda de conversas; até quatro espetáculos para a Mostra Local e até quatro Ações Formativas, com carga horária mínima de oito horas, que compreende oficinas, workshops e outras ações relacionadas ao universo das artes cênicas.
O valor total de premiação para os selecionados é de R$ 70 mil, oriundos do Fundo Municipal de Cultura. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail [email protected], anexando a documentação necessária.
A relação de documentos pode ser consultada no edital, no site da Prefeitura. A seleção será feita por uma comissão, que analisará a documentação e a proposta, dentro dos critérios de avaliação. O resultado será divulgado no dia 18 de julho.