Os indígenas Kaingang da Aldeia Kondá, em Chapecó, inauguraram na manhã desta quinta-feira (28), a Casa do Artesão, local onde será comercializada a produção da Associação dos Artesãos Kamé e Kanhru da Reserva Kondá. É mais uma etapa na profissionalização dos indígenas, cuja produção é reconhecida em mostras e prêmios.
O projeto da casa foi premiado com o 2º lugar na categoria Responsabilidade Social do IX Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal (MPF), em 2021. Esta iniciativa busca dar opção a uma situação que ficou evidente nos últimos anos: a venda do artesanato indígena nas beiras das calçadas do centro de Chapecó, onde famílias inteiras, incluindo crianças, fazem a comercialização dos produtos.
Em julho de 2016, o MPF instaurou inquérito civil para apurar a situação de vulnerabilidade e risco dessas crianças indígenas, com produção de laudo técnico que confirmou a situação de crianças indígenas presentes nos semáforos pedindo esmolas, expostas a todos os tipos de riscos. Optou-se por medidas de fomento ao artesanato indígena, gerando trabalho e renda na aldeia, e resolver a situação de vulnerabilidade das crianças.
O projeto de profissionalização da Associação dos Artesãos e construção da Casa foi coordenado pelo MPF de Chapecó e envolveu o Ministério Público de Santa Catarina, o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria da Assistência Social de Chapecó, a Fundação Nacional do Índio, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Conselho Tutelar de Chapecó, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó, o Sebrae-SC e a Ampliza Arquitetura. A Casa do Artesão Kaingang se localiza dentro da Aldeia Kondá, na SC-157, número 14533.