A redação do ClicRDC conversou nesta terça-feira (13), com Jader Danieli, secretário da saúde, e Karina Giachini, secretária da vigilância em saúde ambiental de Chapecó. Em conversa foram abordados setor enfrenta hoje em Chapecó e as expectativas de melhorias para o sistema de saúde.
Jader atuou como secretário da saúde adjunto no ano passado, durante um período de oito meses, e falou sobre os desafios a serem enfrentados, agora que assume de forma definitiva a Secretaria da Saúde de Chapecó. De acordo com Jader, dentre as ações a serem realizadas em curto prazo, o foco hoje está em investir em melhorias nas unidades de atendimento de saúde básica em Chapecó. Além de aumentar as equipes e melhorar a questão das cirurgias eletivas, que atrasaram em função da pandemia.
Em relação ao surto de dengue, a secretária da vigilância em saúde ambiental de Chapecó, Karina Giachini ressalta que foi realizada a contratação de mais profissionais para atuarem como agentes de endemias, e está sendo feita a fiscalização, inclusive com auxílio da tecnologia, como drone para eliminar criadouros em terrenos baldios. Ela relatou o apoio da comunidade, através do recebimento de denúncias. Até o momento, mais de 2.300 denúncias foram atendidas no município.
É necessário a população se unir à vigilância e ajudar a barrar a pandemia da dengue. Com ações simples, é possível evitar problemas maiores. A secretária orienta a evitar o acúmulo de materiais para não gerar criadouros do mosquito. Denunciar e ter consciência da importância da prevenção. “A população precisa nesse momento, ajudar a Secretaria de Saúde, senão vai piorar a situação, o sistema de saúde vai colapsar e não vai dar conta de tanto paciente doente, se não cuidarmos”, afirma.
Veja a entrevista na íntegra: