
Um homem que foi flagrado pela terceira vez em menos de 30 dias enquanto praticava o furto de fios de cobre no município de Chapecó, teve a prisão preventiva decretada durante audiência de custódia que foi realizada na segunda-feira (10).
Segundo relato dos policiais militares que atenderam a ocorrência, o homem foi flagrado quando furtava uma fiação de cobre, momento que sofreu uma queda. Junto ao suspeito foi encontrado um alicate. O juiz Jeferson Osvaldo Vieira, que conduziu a audiência, deixou clara a motivação para a homologação do flagrante e a decretação da preventiva.
“Com efeito, de acordo com as certidões de antecedentes criminais (…) e como bem apontou o representante do Ministério Público, o indiciado foi preso em flagrante em duas outras oportunidades nos últimos 30 dias, pela prática de condutas similares. Nas referidas ocasiões, lhe foi concedida liberdade provisória, porém observa-se que tal benefício acabou por não desestimular o indiciado a reiterar na prática de ações semelhantes”, esclareceu o Juiz.
Para o magistrado, todo esse histórico de envolvimento em práticas criminosas revela que o indiciado tem conduta social voltada à prática de delitos, de modo que sua liberdade acarreta risco à ordem pública.
“A renitência na senda do crime reclama a adoção de medidas mais enérgicas pelo Poder Judiciário para resguardar sua credibilidade junto à sociedade, e também para que o conduzido não se sinta estimulado a reproduzir fatos delituosos”, concluiu o Magistrado.
No dia 23 de dezembro, o homem cometeu um furto no Grupo Condá de Comunicação. Na ocasião, o suspeito foi contido por populares, entregue a Guarda Municipal e encaminhado ao presídio municipal, onde foi solto em menos de 24 horas.