
Resistir a uma mesa farta em festas de fim de ano não é uma tarefa fácil. Nesta época, o hábito de “chutar o balde” se repete, tendo em vista as diversas opções de cardápios servidas entre Natal e Ano Novo. A consequência são os quilos a mais, mas junto deles também vem o desejo de mudança, afinal o desafio é: ano novo, rotinas novas.
Para aqueles que caíram na tentação e exageraram na dose, mas estão dispostos a se recompor, a tarefa é desafiadora, e exige decisão. Conforme a nutricionista Janaína Santos de Lima, para começar a mudança o segredo é estabelecer metas realistas que possam ser cumpridas. Além disso, é necessário beber muita água.
Ainda segundo a nutricionista, outras dicas que podem ser estabelecidas com facilidade são: evitar realizar o jantar em um horário muito tarde, manter uma rotina de exercícios físicos, além de inserir frutas e saladas nos cardápios.
Confira a entrevista:
A recomendação da nutricionista é facilitar a alimentação saudável, ou seja, se o doce é algo que não pode faltar após uma refeição, evite tê-lo em casa. Assim, com a necessidade de sair comprar, as chances de você não ingerir serão menores.
Atividades físicas
Com o objetivo de perder peso após as festas de fim de ano e também visando o verão, o movimento nas academias cresce em janeiro. Em Chapecó, esse aumento já é notado. A procura cresceu em mais de 50%, porém, conforme o personal trainer André Poerschke Vieira, é necessário ter cuidado, principalmente aqueles que há tempo não praticam atividades físicas.
Além do alongamento, o acompanhamento de um profissional é indispensável, mesmo que a escolha da prática de atividades físicas seja em casa. Ademais, caminhadas são sempre uma boa opção. Confira a entrevista: