sábado, agosto 2, 2025
InícioSAÚDEPrimeira morte pela variante Ômicron é registrada no Brasil

Primeira morte pela variante Ômicron é registrada no Brasil

Saiba mais:


Foto: Débora Barreto/Fiocruz

A primeira morte pela variante Ômicron foi registrada no Brasil, nesta quinta-feira (06). A vítima é um homem de 68 anos, morador de Aparecida de Goiânia, em Goiás.  A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município, dez dias após a declaração de transmissão comunitária da cepa na cidade.

“Nós perdemos um paciente vacinado, mas que tinha problemas crônicos de saúde, que são importantes fatores de risco da covid-19. Infelizmente, ele não resistiu. Uma vida perdida em meio a milhares salvas pela imunização”, declarou o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, à CNN.

Em Santa Catarina, segundo dados apresentados no Boletim Epidemiológico divulgado na última terça-feira (04), houve um incremento de 560% no número de casos de Covid-19 entre as semanas epidemiológicas 51 e 52 (19/12/2021 a 01/01/2022). Além disso, o modelo de previsão, que calcula uma estimativa de casos infectantes (nowcasting) para os próximos sete dias, indica uma tendência de crescimento na média móvel dos casos no Estado.

- Continua após o anúncio -

Variante Ômicron

A variante Ômicron foi detectada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD) em 25 de novembro de 2021 a partir de amostras retiradas de um laboratório cerca de dez dias antes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já se sabe que a Ômicron é uma variante altamente transmissível e com grande número de mutações. Sinais e sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp