
Transformação social através da arte. Há 12 anos a Associação Amigos da Orquestra Sinfônica de Chapecó (AAOSC) promove a formação continuada de músicos por meio do estudo de instrumento musical, de teoria musical e/ou do canto coral. O atendimento aos alunos permite a renovação e a manutenção permanente do grupo orquestral e o seu aperfeiçoamento.
Agora, os alunos das comunidades atendidas pela associação farão 10 apresentações online. Os concertos serão gravados e ficarão disponíveis no acervo da orquestra. O projeto foi contemplado no Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC nº 186325 – Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura. Além das apresentações, o programa prevê a aquisição de instrumentos musicais para viabilizar a ampliação e continuidade dos trabalhos da orquestra.
“O objetivo é proporcionar acesso a música orquestral e coral às comunidades periféricas de Chapecó e aprimorar o ensino e aprendizagem da música de concerto”, explica o regente da Orquestra Sinfônica de Chapecó, Gustavo Pereira Malfatti. O projeto forma instrumentistas e cantores desde o estágio iniciante até a inserção no grupo principal da orquestra, permitindo a manutenção permanente dos grupos orquestral e coral. “As apresentações que são realizadas possibilitam que esses músicos tenham valorização e superação de suas potencialidades além de trabalhar no resgate da autoestima”.

Formação cultural
A Orquestra Sinfônica de Chapecó iniciou suas atividades em julho de 2009 com um grupo de voluntários e visa democratizar para a comunidade o acesso aos bens culturais através da formação artística. Obteve apoio da Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Cultural de Chapecó, da Escola de Artes de Chapecó e do Conservatório de Música do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó.
São atendidas cerca de 1.300 alunos-aprendizes e executantes e um público de 30.000 pessoas em suas apresentações ao longo de cada ano. Os alunos podem ingressar gratuitamente nos cursos de: violão, cordas friccionadas, sopros madeiras, sopros metais, percussão sinfônica, coro da orquestra, teoria musical, a partir dos 8 anos de idade.
O compromisso social é de ampliar o acesso a apresentações orquestrais e formação para pessoas das comunidades periféricas e de risco sociocultural de Chapecó, contribuindo para a popularização deste segmento, além de valorizar e divulgar o trabalho feito pela Orquestra Sinfônica e Coro de Chapecó, para que possa ser espaço de inserção da arte e da música nas comunidades contempladas, concedendo a possibilidade de atingir outras dimensões culturais.