O início desta semana é marcado por um novo aumento no valor final dos combustíveis. E por incrível que pareça, não é uma notícia repetida! Consumidores do grande Oeste Catarinense relataram nesta quarta-feira (03), a troca das famosas “plaquinhas de preços” nos postos do grande Oeste.
O reajuste é um repasse do preço do Etanol Hidratado, que é medido através da Universidade de São Paulo (USP) pelo CEPEA/ESALQ – São Paulo. Na tabela disponibilizada na sexta-feira passada (29), o valor semanal subiu 7,85%. A gasolina possui 27% de Etanol em seu produto final, consequentemente o valor é repassado pelos postos.
O aumento é de aproximadamente R$ 0,10 por litro da gasolina, que é o combustível mais impactado pelo índice.
Novo aumento em até 20 dias
Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro adiantou nesta semana que a Petrobras deverá anunciar um novo aumento dos combustíveis em até 20 dias, ainda neste mês de novembro. “Isso não pode acontecer. A gente não aguenta, porque o preço do combustível está atrelado à inflação”, lamentou Jair.
Mesmo que a estatal tenha desmentido o presidente horas depois dessa declaração, o mercado se prepara para um novo reajuste.