sexta-feira, setembro 19, 2025
InícioGERALVulcão capaz de gerar tsunami no Brasil entra em alerta

Vulcão capaz de gerar tsunami no Brasil entra em alerta

Saiba como funcionam os alertas

Saiba como funcionam os alertas
Reprodução MetSul

Um temido vulcão no Oceano Atlântico e que especialistas dizem que poderia provocar um grande tsunami do Brasil aos Estados Unidos em caso de colapso numa grande erupção, passou a chamar atenção dos cientistas nos últimos dias devido ao aumento da atividade sísmica. O alerta atual está em nível amarelo.

Segundo o MetSul Meteorologia, o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) elevou o nível de alerta de verde para amarelo, o que implica uma ação preventiva diante de um risco moderado de atividade vulcânica em Cumbre Vieja, em Las Palmas.

O nível amarelo é o segundo dos quatro existentes e quando acionado, a população é orientada para que fique atenta, além de aumentar a vigilância e o monitoramento.

- Continua após o anúncio -

No nível laranja que é no terceiro na escala de perigo, é decretado o alerta máximo para fenômenos que precedem uma erupção iminente.

Já no nível vermelho o alerta é para evacuação imediata e urgente, onde todas as pessoas devem colaborar com as autoridades e iniciar uma saída obrigatória.

De acordo com o MetSul, La Palma experimentou um aumento significativo nos movimentos sísmicos desde sábado, acompanhando a tendência de alta desde 2017 e ganhou maior força desde 2020. Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a “3”.

A profundidade dos epicentros também diminuiu,  em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros. A atividade registrada desde sábado é mais intensa.

O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, Involcán, descreveu o movimento como “uma mudança significativa” no vulcão Cumbre Vieja, ligada ao fenômeno conhecido como intrusão magmática, um processo que ocorre dentro da crosta terrestre em que o magma se aproxima da superfície. Os dados de emissão de hélio-3, que determinam a atividade magmática, têm “o maior valor observado nos últimos 30 anos”, de acordo com a avaliação do comitê Pevolca para o monitoramento geoquímico de gases vulcânicos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp