Em vista da não realização de desfiles cívicos no dia da independência, grupos apartidários e a sociedade civil organizada estão programando diversos eventos por todo o Brasil.
Em Chapecó, o ato em defesa das liberdades é organizado por um movimento independente onde segundo Cleverson Dalmora que é um dos organizadores, tem o objetivo de mostrar a insatisfação do povo em face da interferência e das decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal que tentam cercear direitos, seja do Presidente da República ou qualquer pessoal publicamente contrária as decisões dos ministros do STF.
Assim como em outros estados, muitos empresários, descontentes com os rumos da política e da justiça brasileira estão se unindo para encorpar ainda mais os atos do dia 07.
Para o chapecoense Eloir Kraker que também está a frente da manifestação, todos aqueles que concordarem com a pauta do movimento precisam demonstrar sua insatisfação e poderão fazer isso, unindo-se aos grupos que vão participar do encontro cujo ponto de partida será o monumento dos desbravadores nos altos da Avenida Getúlio Vargas. Carros, motos e caminhões sairão do local as 09h da manhã, percorrendo todo o trajeto até a Catedral Santo Antônio sendo que a população a pé, deverá ficar concentrada na região central, a partir do calçadão, de onde sairá uma passeata em direção a praça.
Ato do dia 07 terá participação massiva do agronegócio
Um dos setores que mais contribui com a economia brasileira também estará nas ruas em protesto pelas decisões da suprema corte. De acordo com o pecuarista Arthur Lunardi, esse é o momento do povo mostrar sua força. “Chegou a hora dos verdadeiros patriotas defenderem a nação”, reforçou.
Segundo ele, os protestos organizados a nível de Brasil pretender de uma vez por todas, derrubar a parcialidade exercida pelos poderes.