Por meio de um acordo de cooperação técnica entre UFFS e Prefeitura de Chapecó, a Reitoria da UFFS agora é um ponto de vacinação contra a Covid-19 em Chapecó. O acordo foi para disponibilizar o espaço e a cedência de estudantes e professores dos cursos de Enfermagem e Medicina para a vacinação.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Larissa Tombini, a UFFS ser um novo ponto de vacinação no município contribui para atender uma necessidade do serviço de saúde de Chapecó e também era um desejo dos cursos de contribuir mais uma vez no enfrentamento a pandemia. “Anteriormente, a UFFS já havia contribuído na assistência aos pacientes com a Covid-19 com o trabalho na Enfermaria Covid, na UTI Semi-intensiva, que naquele momento eram as necessidades do serviço, agora voltamos todas as forças para a imunização”, afirmou.
Ainda de acordo com Larissa, com a redução das faixas etárias, há um aumento do quantitativo das pessoas a serem vacinadas e também as segundas doses. “Por isso o apoio da UFFS na cedência de profissionais, docentes e estudantes, mas sobretudo de um espaço, de um local para que fosse aberto mais um ponto de vacinação, mais uma possibilidade para a população de Chapecó acessar de forma fácil e rápida essa vacina”, explicou.
Para o reitor em exercício da UFFS, Gismael Perin, essa cooperação reafirma a responsabilidade social da Universidade e reforça essa ação que é estratégia e prioritária no combate a pandemia. “Essa é mais uma das ações que fizemos no combate a pandemia e, com certeza, vai ajudar a aumentar a velocidade da imunização das pessoas em Chapecó”, afirmou.
Junto com a Secretaria de Saúde do município, a UFFS definiu o espaço da Reitoria, por ser um lugar central, de fácil acesso, com infraestrutura adequada para se criar um ambiente de vacinação e com pessoal capacitado.
Vacinação
A vacinação na Reitoria da UFFS (antigo colégio Bom Pastor) inicia nesse sábado (07), durante todo o dia. A aplicação das vacinas segue o agendamento feito no site da Prefeitura de Chapecó. Estão previstos 20 sábados de vacinação na Reitoria da UFFS.