Conteúdo patrocinado
Foto: Marina Favero/ClicRDC Foto: Marina Favero/ClicRDC Foto: Loy Legal/Reprodução Foto: Loy Legal/Reprodução
A tecnologia e a inovação são fatores que podem melhorar a produtividade e o desempenho de diversos setores – inclusive, do setor legal. Com este propósito, surgiu a Loy Legal, uma startup que visa facilitar o trabalho de advogados e profissionais jurídicos através do desenvolvimento de soluções tecnológicas. A empresa tem sede em Chapecó, que é polo tecnológico e econômico do Oeste Catarinense.
Com atuação desde o final de 2016, a Loy Legal tem como foco operações que envolvem automação de processos robóticos (RPA) e inteligência artificial (I.A), para devolver aos profissionais do meio jurídico o tempo tomado por tarefas repetitivas e burocráticas. De acordo com o responsável pelo RH da empresa, Jonathan Pozzo, a Loy surgiu a partir de um problema que um dos sócios enfrentava em relação à burocracia jurídica.
A partir deste problema, ele reuniu um grupo com o propósito de criar um produto para solucionar a situação – momento em que a Loy surgiu enquanto startup. Já em 2017, com a solução finalmente pronta, a empresa começou a angariar fundos de investimento. Em julho daquele ano, aconteceu o primeiro investimento anjo, através do fundo 1Bi Capital, que permitiu a expansão da Loy para um espaço maior.
Em 2019, a Loy expandiu novamente e passou a ter espaço próprio e recebeu investimentos da Legal Invest – uma empresa de São Paulo, que permitiu mais visibilidade à startup de Chapecó. No final de 2020, a Loy mudou de espaço novamente, para um ambiente mais corporativo. Atualmente, com investimentos, a Loy têm expandido a atuação e investido na ampliação do alcance da marca.
A Loy Legal foi a pioneira no uso de ferramentas de automação para facilitar o trabalho dos advogados, o que proporcionou uma mudança de olhar para o nicho do direito. Durante a pandemia da Covid-19, quando a rotina trabalhista passou a incluir diariamente os processos digitais, estas ferramentas foram facilitadoras para os profissionais jurídicos.
Tecnologia como um facilitador
Jonathan explica que, muitas vezes, os clientes da Loy buscam estratégias para facilitar a rotina jurídica. Entretanto, muitos dos consumidores são apresentados à solução antes mesmo de saber que há um problema.
“A Loy resolve um problema bem rotineiro dos escritórios, que é acessar os sistemas jurídicos para cadastrar, consultar e até mesmo pegar algum documento. Isso toma muito tempo do advogado, e quando o escritório começa a crescer, há a necessidade de contratar pessoas apenas para fazer isso – coisa que os nossos robôs fazem automaticamente”, afirma a responsável pelo marketing da empresa, Jéssica Fogaça. Com a solução tecnológica, os profissionais têm mais tempo para focar no que é realmente importante – o processo.
Atualmente, a startup tem uma abrangência nacional e atende todos os tipos de movimentações legais, com atuação em pequenos e grandes escritórios e departamentos jurídicos de diversas empresas. Com os produtos oferecidos pela Loy Legal, os profissionais também diminuem as chances de falha humana, possibilitando agilidade e assertividade. São soluções pensadas de uma forma inovadora e criativa para resolver problemas cotidianos.
A Loy Legal usa as tecnologias, conceitos e linguagens de programação mais recentes disponíveis. Para gerar o ganho de tempo aos advogados, é utilizada a tecnologia RPA – que simula a interação humana dentro de um site. Outras ferramentas, como machine learning e inteligências artificiais, são mecanismos inovadores na região Oeste utilizados pela Loy. Este é um dos grandes diferenciais da empresa.
Crescimento e expansão
Ao longo da história, a Loy tem crescido e expandindo a atuação. Apenas em 2020, o crescimento médio foi de 130% quando comparado ao ano anterior. A empresa dobrou em todos os sentidos: número de pessoas, clientes, faturamento, petições, o que marca um crescimento exponencial muito grande.
Em 2021, o crescimento previsto é ainda maior. Neste momento, a empresa conta com um time de mais de 30 colaboradores e demais stakeholders. Através do modelo de startup, a Loy acredita no desenvolvimento de soluções “fora da caixa”, com abertura para criações de novos projetos, melhorias nos produtos vigentes e possibilidade de participação em programas, eventos e mentorias para acompanhar as tendências do mercado.
A Loy Legal oferta, no cotidiano profissional, cursos internos, programas de mentoria e acesso a conteúdos e cursos online, para aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal dos colaboradores. A empresa possibilita que os colaboradores refinem seus conhecimentos de acordo com aptidões e preferências individuais. A startup também é uma das 50 empresas que participam do Programa “Startup SC”, que conta com uma série de workshops e sessões de mentoria em diversos setores.
Neste momento, a Loy Legal alcança o ponto de equilíbrio da empresa e alcança a estabilidade. Tudo com liberdade profissional, espaço para crescer e esforços coletivos para desenvolvimento e crescimento do negócio. No ambiente de Startup disponível na Loy, há bastante liberdade profissional, aliada com a promoção de momentos de descontração e integração entre a equipe. Em um ritmo de intenso crescimento, a Loy busca profissionais que tenham como objetivo a rápida evolução, que condiz com o espaço que fomenta e possibilita este desenvolvimento.
Passos futuros
Entre as próximas participações que estão previstas na agenda da Loy Legal, está a participação no evento Fenalaw – que acontece nos dias 2 a 6 de agosto e a Startup participa como expositora. O evento acontece através da AB2L, parceira da Loy.
A Startup também participa do AB2L Law Disruption Week 2021, que acontece entre 17 a 19 de agosto deste ano. O Congresso Jurídico Internacional da AB2L aborda os temas mais inovadores, polêmicos e disruptivos do direito.
Acompanhe a Loy Legal
Site.