
O município de Chapecó registrou, na manhã desta segunda-feira (28), a menor temperatura do ano até então. Os termômetros chegaram a registrar 4° C entre a madrugada e o amanhecer. No entanto, a previsão é que as mínimas voltem a reduzir no decorrer da semana.
De acordo com a previsão meteorológica do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), as temperaturas passam por forte declínio nesta segunda-feira em todo o Estado de Santa Catarina. Há risco de neve nas áreas altas de Santa Catarina – em especial, no Planalto Sul e no Meio Oeste.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a possibilidade de neve e chuva congelada nas áreas centrais de Santa Catarina, devido à combinação da umidade com o frio intenso após o avanço da frente fria. O órgão alerta, ainda, para a possibilidade de congelamento de pista.
“Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro à sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios”, informa o alerta.
Previsão
Na terça-feira (28), o dia terá sol entre nuvens e sensação de frio em todo o Estado. O dia deve começar com geada em boa parte do Estado – exceto no litoral. Durante o amanhecer, as temperaturas serão baixas – com mínimas de -4°C a 2°C no Oeste, Planaltos, Alto Vale. Nas demais regiões, o tempo fica entre 2°C a 10°C. À tarde, as máximas não passam dos 4°C no Planalto Sul, variam de 3°C a 10°C na porção Oeste, Planalto Norte, Alto Vale, 10°C a 15°C nas demais áreas.
O risco é alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas, aponta a Defesa Civil. A massa de ar frio deve permanecer em atuação na quarta-feira (30). À tarde, as máximas voltam a subir gradualmente, mas não passam dos 10°C no Planalto Sul, variam de 10°C.
Na quinta-feira (01) e sexta-feira (02) a massa de ar frio começa a perder força e desloca-se em direção ao mar, mas ainda deixa os dias com predomínio de sol a poucas nuvens.