quarta-feira, agosto 20, 2025
InícioSAÚDEChapecó: Após flagra de aglomeração no Terminal Urbano, Guarda Municipal intensificará fiscalização

Chapecó: Após flagra de aglomeração no Terminal Urbano, Guarda Municipal intensificará fiscalização

Uma fiscalização acontecerá no local na quarta-feira; não está descartada punições para quem descumprir as normas sanitárias

Foto: Fonte/ ClicRDC

Por volta das 12h desta terça-feira (16), uma fonte do ClicRDC, que preferiu não se identificar, flagrou uma grande aglomeração no Terminal Urbano, na rua Clevelândia, no Centro de Chapecó (SC). Segundo o comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, os agentes irão intensificar a fiscalização no local. Uma ação em conjunto com a Vigilância Sanitária para fiscalizar e orientar usuários e donos de estabelecimento no Terminal está programada para acontecer por volta das 9h, da quarta-feira (17).

Conforme a fonte que procurou o ClicRDC, “Todo dia ao meio-dia ou depois das 17h é assim.” Roger Lima informou que a Guarda Municipal iniciou a fiscalização no local, logo após tomar conhecimento da situação.

O comandante da Guarda Municipal não descartou penalidades mais drásticas em relação ao descumprimento das normas sanitárias impostas pelo município, mas afirmou que o objetivo é sempre a orientação, antes da medida punitiva.

- Continua após o anúncio -

O objetivo sempre é o trabalho de orientação, a medida punitiva é sempre o último caminho, o extremo. Acredito que com o trabalho de orientação, nós já conseguimos resolver o problema, mas não vindo a surtir efeito, as pessoas que estiverem descumprindo as normas sanitárias impostas pelo município, estarão sujeitas a penalidades, disse o comandante Roger Lima.

Segundo o comandante Roger, uma das dicas para não haver aglomerações no Terminal Urbano, são os aplicativos de transporte alternativo. Lima assinalou o fato que nem todo mundo tem a condição de usar esses aplicativos, mas sendo possível, ele indicou o uso de meios alternativos.

Sendo possível busque meios alternativos, através de aplicativos de transporte alternativos, porque ai não gera um fluxo grande de pessoas, em um local só. Também pedidos que as pessoas sigam os demais cuidados, como o distanciamento e evitar as aglomerações. Mesmo que o Terminal Urbano seja um local aberto, ele não é um local amplo, então qualquer aglomeração de pessoas, já acaba ficando muito próximo. A maior dica é: se possível, dentro da possibilidade de cada um, buscar aplicativos de transporte alternativos. Isso acaba por não congestionar um local só e facilita pelo momento que vivemos”, finalizou o comandante da Guarda Municipal, Roger Lima.

A Auto Viação informou que a “responsabilidade de restringir aglomerações em espaços públicos, como é o caso do terminal rodoviário urbano e dos pontos de ônibus, é do poder público”. Também que a empresa tem “tomado todas as medidas recomendadas de prevenção ao coronavírus, como é o caso do uso de máscaras e de álcool 70, além de circular com a lotação dos ônibus limitada a 70% da capacidade de cada coletivo. Da mesma forma, para atender a população, a empresa mantém ônibus em quantidade suficiente nas respectivas linhas e horários, conforme as orientações vigentes em decorrência da pandemia”.

Situação em Chapecó

Atualmente, Chapecó possui 2.241 casos ativos da Covid-19, onde 164 pessoas estão internadas pelo vírus -58 em UTIs (41 em leitos públicos e 17 em leitos privados) e 88 em enfermaria (31 em leitos públicos e 57 em leitos privados). Conforme a Administração Municipal, Chapecó já registrou 19.175 casos confirmados.

Mortes

O município contabiliza 161 mortes em decorrência da Covid-19. Do total, 38 aconteceram neste ano – sendo 17 em janeiro e 21 em fevereiro. Ou seja, fevereiro já registrou mais mortes que o mês todo de janeiro.

Entre segunda-feira e hoje, foram contabilizadas mais quatro mortes. As vítimas mais recentes da doença foram três homens de 51, 57 e 64 anos e uma mulher de 38 anos. Três pacientes faleceram na segunda-feira e um no domingo (14)


31 de dezembro – 123 mortes confirmadas (ano encerrou com 123 mortes)
31 de janeiro – 140 mortes confirmadas – 17 óbitos em mês (janeiro encerrou com 17 óbitos registrados)
16 de fevereiro – 161 mortes confirmadas – 21 óbitos em 15 dias (pois contabiliza as mortes registradas até dia 15).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp