A Defesa Civil municipal iniciou nesta sexta-feira (05) um levantamento dos pontos de risco de Chapecó (SC). Conforme a Administração Municipal, foram identificados 21 pontos no município. Um deles compreende a cidade inteira, que seria para risco de tornado e vendaval. O segundo ponto é o Aeroporto Municipal Serafin Enoss Bertaso, que tem potencial risco de desastre aéreo.
Outros quatro pontos sensíveis são para deslizamento e 15 pontos de alagamento e enxurrada. Um deles é próximo ao Ecoparque, no bairro Passo dos Fortes.
A Defesa Civil foi até os locais de risco e fez fotos com drone, identificou rotas de fuga, descobriu quanto o rio precisa subir para começar a alagar e fez o levantamento da população nessas áreas.
De acordo com o agente de Defesa Civil Adson Batista, as informações vão subsidiar o Plano de Contingência Municipal.
“Quando tivermos o plano concluído, iremos nas comunidades passar as orientações de como devem agir no caso de um sinistro, as rotas de fuga, pontos de abrigo, entre outros”, disse Adson.
O plano também vai poder orientar as ações do Poder Público. A expectativa é concluir o trabalho durante este ano.