Uma força-tarefa com a participação da Guarda Municipal, monitores de abordagem, resgate social, assistentes sociais e a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, realizou uma abordagem com moradores de rua e indígenas que estão acampados na Avenida Getúlio Vargas, em Chapecó (SC) na tarde desta terça-feira (04).
Conforme a Administração Municipal, dois estrangeiros que se abrigavam em uma construção na rua Lauro Müller e mais dez pessoas que estavam na avenida Getúlio Vargas foram encaminhados voluntariamente para a Casa de Passagem, localizada no bairro São Cristóvão, onde começou a funcionar nesta semana o serviço de resgate social.
No local eles puderam tomar banho, tiveram uma refeição e foram atendidos pelos profissionais da prefeitura.
De acordo com a secretária Elisiani Sanches o novo governo tem como uma das prioridades combater a mendicância e oferecer alternativas para que as pessoas possam ter uma vida mais digna.
“Nós estamos oferecendo moradia, banho e posteriormente um encaminhamento para ocupação saudável, emprego ou então para tratamento clínico. Temos que resgatar o vínculo dessas pessoas com suas famílias”, disse.
Segundo a prefeitura de Chapecó, para os indígenas foi sugerido que não acampem na área urbana e retornem para suas aldeias. Nesta semana serão realizadas outras abordagens. A orientação para a população é que não dê esmola, para não incentivar a mendicância.