O tribunal Superior Eleitoral tinha até a segunda-feira (26), para o julgamento da candidaturas para as eleições municipais de 2020, mas nem todas ainda foram julgadas. Em Chapecó três candidaturas aguardam julgamento do tribunal.
As candidaturas de Lauri Dias dos Santos – Cabelo (PSDB) e Ironilda da Silva (PSB), aguardam julgamento do TSE. Cristiane Hamester de Mello – Cristiane (PDT) renunciou ao pleito eleitoral.
Os candidatos indeferidos são João Soares (João Motoboy), Ema Soares (Marcinha Soares) e Marli Alves Padilha (Marli), todas do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Além de Valter Cabral (PSL), Paulo Pompermayer (PTB), Ricardo Abrahão (PSDB) e Laila de Aquino (PSB), que segundo o TSE, renunciou a candidatura após ser indeferida.
A candidatura coletiva Mulheres de Luta havia sido indeferida pelo TSE, na tarde de quinta-feira (22), mas segundo o partido a candidatura foi garantida e conta como deferida no site do TSE.
Confira o que diz o partido PSOL
PSOL GARANTE A CANDIDATURA DAS MULHERES DE LUTA
Na tarde de quinta-feira (22), foi julgado o recurso impetrado pelo PSOL junto a Justiça Eleitoral, sendo que a decisão foi favorável ao partido, tendo sido deferido o registro da candidatura.
Mulheres de Luta é uma candidatura coletiva do PSOL, com o número 50.123, onde as mulheres se organizam para enfrentar o facismo, o machismo, o autoritarismo e a violência contra as mulheres. Defendem o direito de creche para todas as crianças de Chapecó, educação e saúde de qualidade.
Em Chapecó além das candidaturas indeferidas, outros seis candidatos renunciaram e não concorrem ao pleito eleitoral em Chapecó. Os candidatos, Emerson Firmino Brisola (PDT), Cintia da Silva de Biasi (MDB, Idalino Fernandes (PSB) e Marcão Baiano (PSB), José Carlos de Jesus Souza (Paulista) do partido Republicanos e Laila de Aquino (PSB), renunciaram a candidatura.