
O Corpo de Bombeiros divulgou um vídeo nesta quarta-feira (25), onde alerta a população de Chapecó e do Oeste de Santa Catarina para evitar as queimadas no período de estiagem e tempo seco na região. Só na terça-feira (24), os bombeiros atenderam oito incêndios em vegetação com grande potencial destrutivo em Chapecó.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a população deve evitar queimadas, pois fagulhas se propagam com o vento. Devido o ambiente estar seco, por conta da estiagem na região, incêndios de grandes proporções podem sair de controle e atingir residências ou empresas.
Orientação à população
O Corpo de Bombeiros solicitou à população que evite qualquer tipo de fogo em vegetação, devido às condições climáticas enfrentadas na região Oeste de Santa Catarina. De acordo com o boletim emitido pelos socorristas, tempo seco, estiagem, vegetação seca e ventos facilitam a propagação do incêndio e propiciam que o fogo saia do controle rapidamente.
A Defesa Civil emitiu, na terça-feira (24), um alerta para a baixa umidade de ar na região Oeste. De acordo com o aviso meteorológico, nas regiões do Extremo Oeste e parte do Oeste, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%. Já nas demais áreas da região e em uma parcela do Planalto Sul, são previstos valores abaixo dos 30%.