
“Precisamos urgentemente que o Ministério da Saúde faça a habilitação dos leitos de UTI Covid no Hospital Regional”, disse Luciano Buligon, presidente da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) e prefeito de Chapecó (SC), após reunião por videoconferência dos municípios para debater a Covid-19, nesta quinta-feira (19).
Conforme Buligon, foi debatido, avaliado e decidido por todos os prefeitos e secretários de Saúde da Amosc, dois pontos fundamentais para controlar a pandemia na região. A primeira, a habilitação dos leitos de UTI Covid no Hospital Regional do Oeste (HRO) e o pedido para a população que retomem as precauções com a doença no início da pandemia.
“Dois pontos são importantes se serem avaliados e acima de tudo de nós podermos enfatizar. Precisamos urgentemente que o Ministério da Saúde faça a habilitação dos leitos de UTI Covid no Hospital Regional e o outro ponto é a sensibilização em massa, usando nossa entidades empresariais, entidades de classe e entidades comunitárias para que as pessoas retomem aquelas precauções que haviam no início da pandemia”, disse Buligon.
Segundo Buligon, a Amosc quer usar a força dos deputados catarinenses em Brasília para pedir a habilitação dos leitos do HRO, até ao menos o início do ano que vem.
Municípios que fazem parte da Amosc
Águas de Chapecó;
Águas Frias;
Arvoredo;
Caxambu do Sul;
Chapecó;
Cordilheira Alta;
Coronel Freitas;
Formosa do Sul;
Guatambu;
Jardinópolis;
Nova Erechim;
Nova Itaberaba;
Paial;
Pinhalzinho;
Planalto Alegre;
Santiago do Sul;
São Carlos;
Serra Alta;
Sul Brasil;
União do Oeste.