Nas eleições municipais de Chapecó, deste ano de 2020 dos 285 candidatos aptos a concorrer o pleito eleitoral no município 215 ficaram suplentes de vereadores. Ao todo foram 295 candidatos a vereadores registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destes 10 renunciaram à candidatura e cinco foram indeferidos.
Os eleitores podem consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem são os vereadores eleitos os suplentes e quem não foi eleito. Dos 285 candidatos, 215 são suplentes, 21 foram eleitos e apenas 44 não foram eleitos e nem ficaram como suplentes.
Quem é o suplente de vereador?
Vereadores não têm vices, mas o suplente irá atuar como substituto caso necessite ser substituído. O suplente e escolhido através do voto popular, porém de uma forma diferente. Quando um candidato não tem votos suficientes para se eleger, ele se torna suplente, podendo ser 1º, 2º, e assim por diante, em suplência.
Em caso de empate entre candidatos, a lei determina que o critério de desempate seja por idade; logo, o mais velho ganha.
Caso um vereador precise ser substituído, a vaga irá para um suplente do mesmo partido. Se houver mais de um suplente quem assume a cadeira de vereador é o mais votado, mas se o suplente mudar de partido durante o mandato ele perderá a vez de assumi como vereador, que será passada para outro suplente do mesmo partido.
O suplente de vereador não tem nenhum cargo no governo, apenas ficará disponível para assumir caso necessite. Diferentemente do vereador o suplente não recebe nenhum tipo de remuneração apenas fica a disposição de substituir o vereador caso for necessário, para ai sim começar a receber o salário de um vereador.
Os eleitos em Chapecó são:
- Carraro (PSD) 2.374 votos
- Dr. João (PSL) 2.335 votos
- Gringo Ladomenega (PSL) 2.095 votos
- Claimar de Conto (PP) 1.985 votos
- Valmor Scolari (PSD) 1.913 votos
- Neuri Mantelli (MDB) 1.779 votos
- Valduga (PCdoB) 1.773 votos
- Aderbal Pedroso (PSD) 1.757 votos
- Sica (PSL) 1.610 votos
- Professora Deise (PT) 1.578 votos
- Marcilei Vignatti (PSB) 1.575 votos
- Derli Maier (MDB) 1.521 votos
- Professora Sueli Suttili (PSD) 1.440 votos
- Fernando Cordeiro (PSC) 1.422 votos
- Elisiani Sanches (PSD) 1.326 votos
- Andre Kovaleski (PL) 1.281 votos
- Nelson Krombauer (PP) 1.273 votos
- Adão Teodoro (PSD) 1.249 votos
- Valdemir Stobe Tigrão (PTB) 1.224 votos
- Wilson Cidrão Causa Animal (PATRIOTA)
- Valdir Carvalho (PT) 894 votos.
Indeferidos e renúncias
Os indeferidos são Abraão (PSDB), Marcinha Soares e Maria Soares (PDT), Paulo Pompermayer (PTB) e Valter Cabral (PSL).
As renúncias de candidaturas fora dos candidatos Brisola e Cristiane (PDT), Cabelo e João Patussi (PSDB), Idalino Fernandes, Laila de Aquino e Marcão Baiano (PSB), Fagner e Cintia de Biasi (MDB) e Paulista (Republicanos).