A Polícia Civil de Chapecó recebeu denúncias de tentativa de golpe para clonar a conta do Whatsapp das vítimas. Segundo os investigadores os golpistas se passam por agentes de saúde, que realizam pesquisa sobre a Covid-19. As informações foram repassadas nesta sexta-feira (30).
De acordo com a Polícia Civil, ao final do questionário, a vítima recebe um código, que seria uma “validação da pesquisa”. O suposto agente de saúde pede que a pessoa informe esse código, que na verdade serve para acessar a conta do Whatsapp da vítima. Os investigadores informaram que as pessoas abordadas desconfiaram da atitude dos criminosos e não chegaram a sofrer prejuízos.
A Polícia Civil destacou que o período de isolamento social propiciou o surgimento de diversos novos golpes, praticados por meio remoto – devido muitas pessoas estarem mais tempo em casa, normalmente utilizando smartphones, seja para trabalho, estudo e lazer. “Diante disso, os criminosos criam métodos para enganar as pessoas e de alguma forma tirar proveito disso, normalmente financeiro”, pontuou.
Dicas de segurança
- Nunca acessar links enviados por desconhecidos;
- Ativar a verificação em duas etapas em todas as redes sociais;
- Buscar nos sites oficiais informações sobre a veracidade de pesquisas feitas por telefone;
- Não repassar códigos recebidos por SMS ou dados pessoais a terceiros.