quarta-feira, agosto 20, 2025
InícioGERALPedido de fechamento do comércio em Chapecó é indeferido pela Justiça

Pedido de fechamento do comércio em Chapecó é indeferido pela Justiça

Foto: Arquivo/ClicRDC

A ação pública movida por três entidades de Chapecó – o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unochapecó, da UFFS e o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids, Promoção e Defesa dos Direitos Culturais, Humanos, Sociais (Gapa/Chapecó), que pedia o fechamento do comércio do município foi indeferida pelo Juíz de Direito, Rogerio Carlos Demarchi, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Chapecó. A decisão saiu na noite desta terça-feira (19).

Conforme a decisão do Juiz, não se pode afirmar que a atuação da ”municipalidade representa omissão quanto à garantia do direito à saúde apenas por não efetivar as medidas orientadas pelo governo estadual, até porque tal decisão reside no poder discricionário do chefe do Poder Executivo municipal e nesse ponto, observa-se que tanto o Estado de Santa Catarina como o Município de Chapecó estão envidando esforços para conter a epidemia e tratar os pacientes”.

O Juiz também cita que a situação do coronavírus em Chapecó é divulgada diariamente e é monitorada pelas autoridades competentes. Segundo a decisão, diversas medidas foram aplicadas no comércio do município, como: restrições de acessos, uso de máscaras, uso de álcool 70%, distanciamentos e medição de temperatura.

- Continua após o anúncio -

Conforme Caio Mateus, um dos advogados responsáveis pelo caso, as entidades ainda não tem uma posição oficial, porque a decisão é muito recente. Ele pontuou que o processo segue.  Segundo Caio, não é uma decisão definitiva, ao contrário, trata se de uma decisão precária, que pode ser mudada de ofício ou ao requerimento das partes além de ser passível de recurso.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp