A idosa de 76 anos que estava internada no Hospital Regional do Oeste, com coronavírus, morreu na madrugada desta terça-feira (12). A informação foi confirmada pelo prefeito de Xaxim, Lírio Dagort.
Uma fonte relatou ao ClicRDC, que ela sofreu um AVC, e no hospital confirmou-se o coronavírus.
O prefeito informou que mais detalhes serão divulgados oficialmente ainda na manhã desta terça-feira (12). É a primeira morte por coronavírus em Xaxim, e também a primeira morte registrada no HRO.
A prefeitura de Chapecó confirmou um óbito de um paciente, residente de outro município que estava internado em Chapecó.
Segundo a assessoria de comunicação de Xaxim a causa da morte seria pneumonia, por questões de segurança foi adotado o protocolo de sepultamento como caso de Covid-19.
O município de Xaxim, se manifestou por nota.
“A Prefeitura Municipal de Xaxim por meio da Secretaria de Saúde informa que o recente óbito de uma senhora de 76 anos ocorrido no Hospital Regional Oeste está sob investigação para atestar ou não a morte por Coronavírus. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Elizete de Souza, consta no atestado de óbito, morte por pneumonia e que agora o caso será investigado se houve complicação por causa do vírus. “Agora haverá uma investigação pelo Hospital Regional Oeste e Governo do Estado para certificar se o óbito teve também relação com o Coronavírus já que a paciente havia passado o ciclo da doença”, explica.
A vítima havia sido internada após sofrer um AVC – Acidente Vascular Cerebral no dia 10 de abril. No dia 15 de abril foi coletado material para exame do COVID-19 e o resultado positivo foi confirmado no dia 19 de abril. Até então ela estava internada no Hospital Regional Oeste de Chapecó. Por questões de segurança foi adotado o protocolo de sepultamento como caso de Covid-19.
O secretário de Saúde, Isac Casagrande, ressalta que o município está focado em ações de prevenção, mas que é preciso o apoio de toda a população. “A população de Xaxim não deve esperar apenas respostas do poder público, é imprescindível que cada um faça a sua parte na prevenção. O vírus não escolhe idade, sexo, cor ou classe social, todos estamos sujeitos a pegar Covid-19, então fica meu apelo para que todos sigam as regras estabelecidas de saúde, uso de máscaras, distanciamento social e evitar aglomerações”, finaliza.”