A Policia Federal tem como sua principal atividade institucional a de Polícia Judiciária da União, na qual são apuradas as infrações penais em detrimento de bens e serviços da união, no entanto, o órgão federal presta diversos serviços de atendimento à população.
No quadro Vem de Carona com o ClicRDC dessa semana, o bate papo foi com o delegado da Policia Federal em Chapecó, Fabrício Argenta e ele falou sobre as ações regionais geridas pela unidade.
A delegacia local atua deste 2001 e atende 84 municípios, correspondendo mais de 28% dos municípios do estado catarinense e uma população de cerca de 1.200.000 pessoas.
Na lista de serviços estão os atendimentos a estrangeiros, processos de aquisição, transferência e registro de armas de fogo, emissão de passaporte, fiscalização de empresas de segurança privada e agências bancárias, fiscalização de empresas de produtos químicos e fiscalização de empresas de transporte internacional de cargas e pessoas. Mas segundo o delegado os serviços de maior demanda atual são os atendimentos a estrangeiros, processos de aquisição, registro e transferência de armas de fogo e emissão de passaportes.
O delegado destacou alguns números da delegacia;
- Foram instaurados 300 inquéritos policiais, sendo aproximadamente 50 flagrantes.
- Cumpridos 21 mandados de prisão.
- Emitidos 4.400 Carteira de Registro Nacional Migratório.
- 5.700 refúgios.
- Atendidos 12.000 estrangeiros.
- Emissão de 7.200 passaportes.
- 6.600 processos envolvendo aquisições, registro, transferência e renovações de armas de fogo.
- Foram fiscalizadas 162 agências bancárias, 20 empresas de segurança e 44 empresas de produtos químicos.
Quer saber mais? Como por exemplo os demais serviços da PF e informações sobre a migração de estrangeiros para a região oeste do estado, assista o vídeo.
Vem de Carona com o ClicRDC, em parceria com a Kayô Mitsubishi Motors de Chapecó.