

Um caminhão betoneira saiu da pista e tombou na SC-416, km 4, em Garuva, no Norte de Santa Catarina, na noite de terça-feira (17), por volta das 19h17. O motorista, de 57 anos, ficou encarcerado na cabine e precisou ser resgatado pelas equipes de emergência.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, as viaturas ASU-477 e ABTR-183 foram acionadas pelo COBOM para atender a ocorrência. No local, os socorristas encontraram o caminhão fora da pista, tombado sobre o lado esquerdo.
A vítima estava inconsciente, em decúbito lateral esquerdo, presa dentro da cabine, caracterizando encarceramento tipo físico 1. Durante a avaliação inicial, foram constatados ferimento corto-contuso na região da cabeça, com edema na parte occipital superior e lateral esquerda, além de sangramento ativo. Também foram observados enurese, edema em bolsa escrotal e pupilas em miose não reativas.
Os sinais vitais aferidos indicavam pressão arterial de 170/80 mmHg, frequência cardíaca de 98 batimentos por minuto e saturação de oxigênio em 100%.
Diante da gravidade do quadro e do mecanismo do trauma, as equipes definiram um plano de desencarceramento. Foi realizada a remoção do volante e a expansão da coluna A do veículo para criar espaço interno e permitir a retirada segura do motorista.
Após a extração com uso de maca rígida e imobilização conforme protocolo de atendimento ao trauma, o homem recebeu atendimento pré-hospitalar completo no local e, em seguida, foi encaminhado pela ASU-477 à UPA de Garuva para avaliação médica e continuidade do atendimento.
As circunstâncias que levaram à saída de pista não foram informadas.













