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EXCLUSIVO: Erros de obra em acesso ao interior podem ter sido causa de acidente com morte no Oeste de SC

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Foto: Fonte Anônima

Descuidos durante a execução de uma obra para recuperação de pista, drenagem pluvial e construção de ciclovia na Rodovia Claumir Luis Trevisol, que conecta a sede do município de Palmitos ao distrito de Santa Lúcia, e é via alternativa de acesso a BR-158, podem ter sido a causa de um acidente fatal ocorrido no último dia 29 de julho, naquela localidade.

Um homem de 57 anos morreu no Hospital de Palmitos horas depois de sofrer um choque lateral entre dois veículos na via, com capotamento do seu carro. Ele foi atirado para fora do carro e, segundo o boletim do Corpo de Bombeiros, a vítima apresentava sinais e sintomas de traumatismo crânioencefálico; corte na região frontal e na parede da crânio; hemorragia no nariz e suspeita de fratura fechada no braço direito. Ele não resistiu a estes ferimentos e acabou falecendo.

Um leitor do ClicRDC, que preferiu não se identificar, afirmou que o homem foi projetado do carro porque, ao sair da pista, havia um declive de 2 metros de largura por 50cm de profundidade, onde vai passar a ciclofaixa.

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O questionamento da fonte se deve a algumas questões que a Planaterra, empresa responsável pela obra, segundo ele, não observou, e que trariam mais segurança para a via, mesmo ela estando em reparação.

Segundo ele, à época do acidente, as linhas de sinalização no asfalto não estavam pintadas, e não havia placas de aviso que aquele era um local em obras. Após o acidente, diz a fonte, esta sinalização começou a ser realizada.

A obra foi contratada pela Prefeitura de Palmitos. A fonte ainda argumenta que foi “passado a carroça na frente dos bois”, quando afirmou que o asfalto foi feito antes da ciclovia. O recapeamento da rodovia já está pronto há mais de um mês.

Algumas valetas surgiram no asfalto novo logo após o fim do recapeamento, segundo a fonte. Uma das probabilidades é a imprudência dos motoristas, que dirigem em alta velocidade pela rodovia, se aproveitando do terreno nivelado da região. Estas valetas só começaram a serem tapadas após o acidente, segundo nossa fonte.

Por fim, a fonte aponta a falta de quebra-molas na curva que antecede a entrada à comunidade de Santa Lúcia. Ele afirma que, pela alta velocidade, vários motoristas saíram da pista na hora de fazer a curva, que é fechada.

A Planaterra venceu a Concorrência Pública 02/2021 para executar a obra orçada em R$ 5.980.001,83 e homologada em 28 de fevereiro de 2022. O ClicRDC se coloca à disposição da empresa e da Prefeitura de Palmitos para quaisquer respostas aos questionamentos.

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