
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a destruição em cidades no Oeste de Santa Catarina, após o forte temporal que atingiu a região nesta quarta-feira (10). Os municípios de Belmonte e Descanso tiveram residências destruídas. Ainda não foram informados sobre feridos nestas cidades.
Leia Mais: Chuva causa alagamentos no Oeste de SC
Cunha Porã, Xanxerê, Coronel Freitas, Riqueza Saudades foram alguns municípios atingidos por alagamentos.
Imagens dos municípios de Belmonte e Descanso
Vídeo: Redes Sociais/Edição: Portal Peperi
Segundo o portal Peperi, uma carreta tombou devido a força do vento em Itapiranga. Ninguém estava no veículo no momento do tombamento.

Nota Defesa Civil de Santa Catarina
Temporais provocam estragos
10/06/2020 – 22:30 hs
Desde a última terça-feira (09) um sistema de baixa pressão está provocando fortes temporais em algumas regiões de Santa Catarina. Foram registrados grandes volumes pluviométricos que provocaram alagamentos e deslizamentos. A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) se colocou a disposição dos municípios afetados. Foram registradas ocorrências em São Lourenço do Oeste, Canoinhas, Xanxerê, Irineópolis e Seara.
Nesta quarta-feira (10) o sistema meteorológico avançou pelo território catarinense com fortes tempestades e vento intenso. Ocorreram danos em Ipuaçú, Campos Novos, Coronel Freitas, Águas de Chapecó, São Carlos, Nova Itabeiraba, Saudades, Cunha Porã, Irani, Iporã do Oeste.
A Situação mais grave foi registrada por volta das 17:15 hs nos municípios de Belmonte e Descanso, sendo o segundo com maior gravidade. Informações preliminares apontam que ventos intensos destruíram residências, uma escola, um ginásio e galpões. A tempestade também derrubou árvores e postes de energia elétrica, diversas famílias ficaram desalojadas que foram abrigadas na casa de parentes.
Logo após a ocorrência técnicos das defesas civis dos municípios e do Estado foram deslocados para prestar apoio. Até o momento foram distribuídos em Descanso, Belmonte e Ipuaçú 17 rolos de lona, 727 telhas, 17 colchões de casal e sete de solteiro. Os levantamentos estão sendo realizados, mas apenas poderão ser concluídos durante a quinta-feira (11) devido a distância de algumas comunidades e a dificuldade de acesso em função de postes e árvores que interromperam os acessos. A Defesa Civil de Santa Catarina permanece de plantão para prestar o apoio aos municípios atingidos.
O Sistema de Monitoramento da DCSC emitiu alertas para a região atingida e acompanha a situação. Os meteorologistas estão analisando imagens dos radares meteorológicos e do levantamento de danos para definir o que ocorreu em Belmonte e Descanso. Existe a suspeita de possível tornado ou micro explosão, mas o fenômeno apenas poderá ser classificado após uma avaliação que será realizada durante a manhã de desta quinta-feira (11) nos locais atingidos.
Riqueza
A Casan de Riqueza informou que paralisou o tratamento e captação de água no município, devido o nível muito alto do rio Iracema. Na rua João Seib, o rio Riqueza, que corta a cidade transbordou e atingiu uma empresa de confecção que fica próxima às margens do rio.
Cunha Porã
Os locais mais críticos, em Cunha Porã, que apresentaram alagamentos foram: às margens do Arroio Bom Fim e Gato Preto, no centro e no Bairro Augusto Kempfer. Conforme informações do bombeiros, repassadas ao portal WH3, uma mulher foi retirada de casa. A residência está localizada às margens do Arroio Bom Fim, na Avenida do Canal.
Também foram registrados prejuízos no interior. A Defesa Civil do município realiza o levantamento dos danos.
Xanxerê
Além de Cunha Porã, o município de Xanxerê também registrou pontos de alagamento. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os socorristas receberam chamados de alagamento nos bairros Veneza, Nossa Senhora de Lourdes, Vila União, Leandro e Centro.
Marcelo Vicente Flach encaminhou imagens ao ClicRDC.
Coronel Freitas
Alagamentos também foram registrados em Coronel Freitas. Ouvintes da Oeste Capital encaminharam imagens. Não ainda detalhes sobre os danos causados pela chuva.
Saudades
O município de Saudades também foi atingido pela chuva. Ainda não há detalhes dos prejuízos e estragos causados. Ouvintes da Sonora FM encaminharam imagens.