domingo, agosto 9, 2026
InícioTEMPOVÍDEO: Tornado é confirmado em cidade do Paraná e investiga outros dois...

VÍDEO: Tornado é confirmado em cidade do Paraná e investiga outros dois casos

Piraí do Sul teve registro confirmado após análise de vídeos, relatos de moradores e características dos danos provocados pelo fenômeno


O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência de um tornado em Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais, neste sábado (8). O município fica a cerca de 190 quilômetros de Curitiba.

Vídeos e relatos de moradores mostram um rastro de destruição deixado pelos ventos fortes. O Simepar confirmou o fenômeno após analisar os registros disponíveis e as características dos danos observados.

Como o Simepar confirmou o tornado em Piraí do Sul?

Segundo o Simepar, os vídeos registrados em Piraí do Sul apresentam características visuais compatíveis com a ocorrência de um tornado.

- Continua após o anúncio -

A avaliação considerou, em conjunto, registros em vídeo, relatos de moradores e a distribuição e as características dos danos provocados pelo fenômeno.

A partir deste domingo (9), equipes do Simepar e da Defesa Civil devem realizar novos levantamentos para caracterizar tecnicamente o evento, incluindo a avaliação da intensidade do tornado.

Quais outras cidades do Paraná estão sendo investigadas?

Além de Piraí do Sul, o Simepar analisa outros dois possíveis fenômenos registrados no Centro-Sul do Paraná.

Os casos ocorreram em Candói e Guarapuava, cidades localizadas a cerca de 250 quilômetros de Curitiba. A confirmação depende da análise técnica das informações e dos danos registrados nessas localidades.

Quantos tornados já foram registrados no Paraná em 2026?

Com a confirmação de Piraí do Sul, o Paraná soma 10 tornados registrados em 2026.

Entre os dias 28 e 30 de junho, seis tornados atingiram os municípios de Reserva e Nova Cantu, na região central do estado. Os fenômenos foram classificados nas categorias F2 e F1 da Escala Fujita.

Outros registros ocorreram em Mercedes, no Oeste do Paraná, em 1º de janeiro; São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em 10 de janeiro; e Foz do Iguaçu, em 7 de fevereiro.

Qual foi o tornado mais intenso registrado recentemente no Paraná?

Em novembro de 2025, Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, foi atingido por um tornado classificado como F4 na Escala Fujita, o segundo nível mais alto da escala.

Segundo o Simepar, cerca de 90% da área urbana do município foi devastada. As rajadas de vento associadas ao fenômeno podem ter alcançado até 418 km/h.

O levantamento dos novos casos registrados no Paraná deve continuar nos próximos dias, com a análise técnica do Simepar e da Defesa Civil.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp