









As fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram o Oeste de Santa Catarina na noite de sexta-feira (9) e madrugada deste sábado (10) provocaram diversos transtornos e mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros Militar em vários municípios da região.
Em Pinhalzinho, os atendimentos iniciaram por volta das 19h. O Corpo de Bombeiros atendeu aproximadamente 14 ocorrências de quedas de árvores e realizou a distribuição de cerca de 400 metros quadrados de lona, beneficiando aproximadamente 12 residências atingidas por destelhamentos. As ocorrências foram registradas na BR-282 e nos bairros Industrial, Bela Vista, Baixada Pioneira, Santo Antônio, Nova Divinéia e Centro. Para o atendimento, foram empenhadas três viaturas de Pinhalzinho, além do apoio de equipes de Modelo, Saudades e Maravilha. Os trabalhos seguiram até por volta da meia-noite.
Já em São Domingos e Ipuaçu, a guarnição do 14º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada por volta das 21h para atendimento de árvores caídas em vias públicas. Ao todo, foram contabilizadas 19 quedas de árvores, que causaram bloqueios parciais do tráfego, principalmente em trechos da SC-480 e no bairro Maratá. Também foi fornecido aproximadamente 30 metros quadrados de lona para uma residência atingida. Os atendimentos se estenderam até cerca da 1h da madrugada de sábado.
Na madrugada deste sábado, por volta das 1h58, a OBM de Xaxim foi acionada para atendimento de queda de árvores na via que liga Xaxim ao município de Arvoredo, no interior. No local, a guarnição encontrou seis árvores caídas sobre a pista e sobre a rede elétrica, o que ocasionou a queda de um poste de distribuição de energia. Após contato com a empresa responsável, foi confirmado que a rede já estava desenergizada. As equipes realizaram o corte das árvores, remoção dos galhos e retirada do poste, liberando completamente a via. A operação durou cerca de 3 horas e 30 minutos, sem registro de feridos ou danos materiais adicionais.
O Corpo de Bombeiros Militar reforça a orientação para que a população redobre a atenção durante períodos de instabilidade climática e acione os serviços de emergência sempre que houver riscos à segurança.
Confira a nota do Corpo de Bombeiros
Na tarde e noite do dia 09 de janeiro de 2026, um evento adverso associado a condições meteorológicas severas, caracterizado por chuvas intensas e ventos, atingiu municípios da região Oeste de Santa Catarina,
demandando a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em diferentes localidades.
As Organizações Bombeiro Militar empenhadas nas ações de resposta foram os quartéis de Maravilha, São Domingos, Pinhalzinho, Modelo, Saudades, Quilombo, Campo Erê, Guaraciaba, Capinzal e Joaçaba, os quais atenderam ocorrências relacionadas, principalmente, a corte de árvores sobre vias públicas e residências, bem como a distribuição de lonas em decorrência de destelhamentos.
De acordo com os registros contabilizados, as ocorrências concentraram-se, em sua maioria, em atendimentos de corte de árvores com o maior número de registros, incluindo também atendimentos de
distribuição de lona, totalizando mais de 60 atendimentos realizados pela 3ª RBM.
Não houve registro de vítimas, sendo constatados exclusivamente danos materiais.
As ações desenvolvidas tiveram como objetivo principal a mitigação de riscos à população, a desobstrução
de vias e a redução de danos estruturais, permanecendo o monitoramento das condições meteorológicas
durante todo o período de atuação.
1° Tenente BM AGUIAR JUNIOR CARLESSO
Municípios atendidos:
Campo Erê
Capinzal
Erval Velho
Herval d’Oeste
Galvão
Guaraciaba
Ipuaçu
Luzerna
Maravilha
Pinhalzinho
Quilombo
São Domingos
Saudades
Xaxim







