OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOVÍDEO: Estragos no Oeste de SC; Defesa Civil divulga imagens aéreas após...

VÍDEO: Estragos no Oeste de SC; Defesa Civil divulga imagens aéreas após passagem de temporal na região

Conforme a Defesa Civil, radar meteorológico de Chapecó ajudou a explicar o fenômeno; assista:

Foto: Divulgação/Jornal O Falcão

O forte temporal que atingiu o Oeste de Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (21), deixou diversos estragos em localidades da região. Conforme a Defesa Civil, os fortes ventos destruíram um barracão no interior de Abelardo Luz (SC). O local abrigava 51 cabeças de gado, onde 12 ficaram feridas e uma morreu.

Segundo informou o Jornal O Falcão, os proprietários do barracão estavam debaixo da estrutura e se socorreram próximo a um trator, que também foi atingido pela estrutura metálica. 

Em nota, a Defesa Civil explicou que uma ‘frente de rajada’ causou estragos no interior de Abelardo Luz: “Por volta das 09h00 da manhã desta quinta-feira (21), uma Linha de Instabilidade associada a uma frente fria avançou pelo oeste de Santa Catarina. No interior do município de Abelardo Luz, mais precisamente no Assentamento José Maria, uma frente de rajada causada pela passagem desta Linha causou diversos danos, como destruição de um pavilhão, destelhamentos e queda de árvores”.

- Continua após o anúncio -

Assista:

Veja a nota completa da Defesa Civil

Nota Meteorológica SDC/SC 21/03 – Frente de rajada causa estragos no interior de Abelardo Luz na manhã desta quinta-feira (21)

Elaborado em: 21 de março de 2024

Meteorologistas: Elen Pelissaro e Ana Luiza Dors Wilke

Por volta das 09h00 da manhã desta quinta-feira (21), uma Linha de Instabilidade associada a uma frente fria avançou pelo oeste de Santa Catarina. No interior do município de Abelardo Luz, mais precisamente no Assentamento José Maria, uma frente de rajada causada pela passagem desta Linha causou diversos danos, como destruição de um pavilhão, destelhamentos e queda de árvores, como pode ser observado na Figura 1 a seguir.

Figura 1. Da esquerda para a direita: destruição de um barracão (2 primeiras imagens) e queda de árvores no interior de Abelardo Luz. Fonte: Defesa Civil municipal.

Nas imagens do radar meteorológico de Chapecó (Figura 2), às 09h54 do horário local, observa-se a presença da Linha Instabilidade no oeste catarinense através dos produtos CAPPI (dBZ 3 km) e CAPPI(V) respectivamente. Na região de Abelardo Luz, circundada pelo círculo branco, nota-se que as instabilidades estavam mais intensas que nas demais regiões no horário em questão. O produto CAPPI V fornece uma estimativa da velocidade dos ventos, e de acordo com a Figura 2 elas estavam na casa dos 70 km/h nas proximidades da região onde os danos foram registrados.

Figura 2. Da esquerda para a direita: imagens do radar de Chapecó, produto CAPPI dBZ (3km) e CAPPI V, às 09h54 (hora local). Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo. 

#DEFESACIVILSOMOSTODOSNÓS

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se