A Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), decretou estado de emergência devido às chuvas que atingiram a região nas últimas horas. O Decreto n.º 12.034/2025 mobiliza a Defesa Civil para o desencadeamento do Plano Emergencial de Respostas aos Desastres e convoca voluntários para reforçar as ações de resposta e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
No momento as principais avenidas da cidade estão interditadas. Todos os bairros estão com pontos de alagamento registrados. As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública estão totalmente mobilizadas e atuando para garantir a segurança da população. O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) foi acionado.
O Corpo de Bombeiros está transferindo equipamentos de socorro para a sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e solicitando reforços. Na Rua Pica-pau, no bairro Ariribá, uma família precisou sair de casa devido à situação crítica. Para atender a população atingida, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família está providenciando a abertura de três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra.
As fortes chuvas na manhã desta quinta-feira suspenderam o atendimento de serviços públicos em Balneário Camboriú, além dos alagamentos que trancaram o trânsito por toda a cidade. A orientação da Defesa Civil é que as pessoas evitem se deslocar neste momento e só saiam de casa se realmente for urgente.
Em caso de emergência, entrem em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou 199, Corpo de Bombeiros pelo 193, e Polícia Militar através do 190.
O aumento do nível dos rios agravou a situação. Em Blumenau, o rio Itajaí-Açu chegou a 8,61 metros, com previsão de atingir 8,80 metros ainda nesta tarde. Três famílias precisaram ser abrigadas em locais seguros. A Defesa Civil mantém o alerta para a possibilidade de novos alagamentos e deslizamentos.
As autoridades recomendam que os moradores de áreas afetadas evitem transitar por locais alagados ou próximos a encostas, devido ao risco de deslizamentos. A Defesa Civil de Santa Catarina continua monitorando as condições meteorológicas e reforça a necessidade de atenção redobrada.
A previsão indica a continuidade das chuvas nas próximas horas, exigindo mobilização contínua das equipes de emergência. “A situação é preocupante, mas estamos trabalhando para atender a população da melhor forma possível“, destacaram representantes da Defesa Civil.