OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOVerão catarinense é marcado por enxurradas e vendavais

Verão catarinense é marcado por enxurradas e vendavais

Tradicionalmente o verão é uma estação quente e úmida. Um forte calor seguido de chuva no fim da tarde é cotidiano deste período. Estas condições favorecem a formação de temporais localizados em todas as regiões do Estado.  No mês de janeiro, a Defesa Civil de Santa Catarina registrou 30 ocorrências de enxurradas e vendavais.

Fortes chuvas atingiram Chapecó em janeiro, na foto a Rua Barão do Rio Branco, Centro (Foto: Larissa Dal Berto/ClicRDC)

Alagamentos, quedas de árvores e diversos transtornos, tudo isso afeta cidades após uma chuva torrencial. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil presta apoio necessário aos municípios atingidos. “Essa é a missão da Defesa Civil de Santa Catarina”, destacou o secretário de estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.

Destruição no centrinho da Lagoa da Conceição em Florianópolis (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo João, o monitoramento climático e de operações é constante no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). “Através do monitoramento climático podemos emitir alertas e preparar os catarinenses para as adversidades. Da mesma forma, junto com o Centro Integrado de Operações (CIOP) e coordenadorias regionais dar uma resposta rápida aos municípios atingidos”, explicou.

- Continua após o anúncio -

O Secretário também destacou que para os próximos dias ainda são esperados temporais. Um aviso meteorológico, emitido pela Epagri/Ciram, está em vigor para os dias 22 e 23 de janeiro. “Com isso existe o risco de temporais localizados, com ventos acima de 60 km/h, chuva forte em curto espaço de tempo”, completou João Batista.

Na próxima quarta-feira (23) uma frente fria que está em deslocamento pelo estado do Rio Grande do Sul deve intensificar áreas de instabilidade durante a tarde em Santa Catarina.

A condição de temporais diminui na sexta-feira (25) e sábado (26). Nos dias 27 e 28 a previsão é de variação de nebulosidade e chuva fraca à noite no Litoral, com maiores períodos de sol e pancadas bem isoladas de chuva associada ao calor do Oeste ao Planalto. A partir do dia 29, as pancadas de chuva ocorrem de forma melhor distribuída no Estado, com maior frequência de frentes frias e maiores chances de temporais.

A Defesa Civil reforça que está à disposição da população o serviço de alertas através do SMS, onde de forma gratuita é possível receber notificações de emergência e orientações através do celular. Para isso basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 contendo o CEP do local a ser monitorado.  É possível cadastrar mais de um CEP.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se