
Uma série de alertas foi emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a Região Sul do país, devido às condições climáticas adversas que prevalecem na área. O ar quente, úmido e extremamente instável tem gerado preocupações, levando a Defesa Civil do Rio Grande do Sul a alertar para tempestades, chuvas intensas, ventos fortes, descargas elétricas e possíveis quedas de granizo.
Na última quarta-feira (15), várias cidades do interior gaúcho foram surpreendidas por quedas de granizo. As projeções do Inmet indicam que a instabilidade persistirá ao longo da quinta (16) e sexta-feira (17), com a ocorrência de novas tempestades em áreas dos três estados da região Sul.
Até amanhã, os maiores acumulados de chuva são esperados entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros em algumas localidades. Até sábado (18), essas áreas podem registrar volumes que ultrapassam os 300 milímetros.
No sul gaúcho e norte paranaense, não estão descartados volumes de chuva em torno de 50 milímetros e a possibilidade de temporais. A Defesa Civil recomenda que, antes da chegada das chuvas, a população verifique as condições de seus telhados e árvores próximas, adotando medidas preventivas para possíveis reparos. Durante as chuvas, é aconselhável permanecer em locais seguros, desconectar eletrônicos e garantir o fechamento adequado de portas e janelas.
Em situações de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.