sábado, maio 31, 2025
InícioTEMPOVeja o mapa da neve em SC e o frio nos próximos...

Veja o mapa da neve em SC e o frio nos próximos dias

Na sexta-feira, mínimas próximas de 0°C, com geada ampla nas áreas altas do estado

Foto: Divulgação/PMRv

O espetáculo da neve e da chuva congelada pode ser apreciado pelos turistas na Serra catarinense pela primeira vez neste ano. O fenômeno começou timidamente na madrugada desta quinta-feira (29), em Urupema, e durante a manhã estendeu-se para outras localidades, como Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, num cenário que fez valer a pena se expor às baixas temperaturas na região.

Atenção Meteorológica: Santa Catarina terá frio intenso pelo menos até domingo

Em Urupema, entre 6h e 7h (dia 29/05), foi registrada temperatura de -1,28°C. Às 8h, diminuiu para -1,35°C, sendo o menor registro do dia no estado. Mas já tivemos temperaturas menores neste ano, em Santa Catarina: de -1,58°C, em 01/05, e de -1,87°C em 30/04, todas registradas em Urupema.

- Continua após o anúncio -

Uma intensa massa de ar polar provocou o declínio acentuado da temperatura no Sul do Brasil, enquanto um ciclone extratropical com centro na costa do Rio Grande do Sul favoreceu altos índices de umidade do ar na Serra de SC. A combinação de ambos os sistemas atmosféricos favoreceu a ocorrência da chuva congelada e da neve na região. A presença do ciclone também favoreceu o registro de fortes rajadas de vento, entre 50 e 60km/h no leste de SC, entre a madrugada e manhã deste dia 29/05.

O frio continua nos próximos dias?

Sim. A previsão é de tempo seco e ensolarado em SC nos próximos dias e com madrugadas muito frias. Na sexta-feira, mínimas próximas de 0°C, com geada ampla nas áreas altas do estado, e máximas inferiores a 18°C em grande parte das regiões. No final de semana, a geada ocorre especialmente nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte.

Figura 1 – Mapa de localização dos municípios com registro de neve em SC, no dia 29/05/2025. (Elaborado por: Maikon Alves – Técnico em Meteorologia).
Figura 2 – Imagem de satélite GOES-19, canal infravermelho, 29/05/2025. Fonte: Windy.com
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp