
Santa Catarina deve enfrentar temporais de verão entre esta quarta-feira (11) e sexta-feira (13), com intensificação prevista para o último dia. Inicialmente, os temporais serão isolados e passageiros, atingindo principalmente o oeste e o sul do estado, na divisa com o Rio Grande do Sul, mas na sexta-feira a instabilidade se espalha por todas as regiões, trazendo chuva forte, raios, rajadas de vento acima de 60 km/h e possibilidade de granizo.
Segundo os meteorologistas Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, os primeiros temporais acontecem devido ao calor e à umidade típicos do verão, caracterizando convecção isolada. Já na sexta-feira, a chegada de uma frente fria intensifica a instabilidade, com precipitação mais persistente e volumes mais elevados de chuva, especialmente no leste do estado.
A Defesa Civil alerta a população para que evite áreas alagáveis, redobre a atenção em regiões de risco de deslizamentos e fique atenta à queda de árvores, comuns durante episódios de chuva forte e ventos intensos. O alerta é válido das 12h de quarta-feira até as 23h59 de sexta-feira, abrangendo todas as regiões do estado no último dia.





