
Santa Catarina deve enfrentar uma sequência de temporais entre a tarde deste sábado (20) e a manhã de segunda-feira (22), com previsão de chuva intensa, ventania e granizo, segundo alerta da Epagri/Ciram. As instabilidades começam de forma isolada no oeste e sul do estado neste sábado e se intensificam no domingo, com abrangência total em SC.
No sábado, os temporais se concentram entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. A previsão aponta para chuvas localmente intensas, acompanhadas de raios, ventos acima de 60 km/h e possibilidade de granizo. O fenômeno está associado à formação de uma frente fria entre a Argentina, Uruguai e o sul do Brasil.
Já no domingo (21) e segunda-feira (22), a instabilidade climática se espalha por todo o território catarinense. A frente fria avança por SC, associada a um ciclone extratropical que atua na costa da Argentina. A condição mais crítica está prevista para a segunda-feira, quando os temporais devem se concentrar na Grande Florianópolis e no norte do estado, próximo à divisa com o Paraná.
Além das tempestades, há alerta para rajadas de vento de sul entre 50 e 70 km/h no Planalto Sul e Litoral Sul durante a segunda-feira. A passagem do sistema também trará queda acentuada de temperatura em diversas regiões do estado.
O alerta é assinado pelos meteorologistas Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, da Epagri/Ciram. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada para risco de alagamentos, destelhamentos e queda de galhos ou árvores durante os eventos.