quinta-feira, outubro 16, 2025
InícioTEMPOSupercélula atinge município de SC e ventos de mais de 100 km/h...

Supercélula atinge município de SC e ventos de mais de 100 km/h provocam destruição

Conforme a DC, fenômeno causou danos na rede elétrica, além de provocar destelhamentos e quedas de estrutura, saiba mais detalhes

Supercélula atinge município de SC e ventos de mais de 100 km/h provocam destruição
Queda de galpão devido às fortes rajadas de vento – Foto: Defesa Civil/SC.

Uma supercélula atingiu o município de Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina e provocou ventos de mais de 100 km/h, informou a Defesa Civil nesta terça-feira (07). Conforme o órgão estadual, na tarde do último sábado (04), o fenômeno causou danos na rede elétrica, além de provocar destelhamentos e quedas de estrutura em 50 residências.

“Estes temporais foram provocados pela combinação do fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, da formação de uma área de baixa pressão no mar e do aquecimento diurno. Em Balneário Arroio do Silva, entre às 17h30 e 18h00, uma intensa tempestade atingiu a região, provocando fortes rajadas de vento. Cerca de 50 casas foram danificadas, além da queda de postes da rede elétrica. Através dos produtos do radar meteorológico de Lontras e das imagens aéreas e in loco dos danos, a equipe de meteorologia da DC/SC concluiu que uma supercélula atingiu a região. Este fenômeno é capaz de provocar rajadas em torno de 100 km/h a medida em que se aproxima de uma região, sendo esta foi a velocidade estimada pelo radar de Lontras e também a registrada na estação meteorológica de Araranguá (103 km/h às 18h00). Assim, o evento foi classificado como Tempestade local/convectiva – Vendaval: COBRADE 1.3.2.1.5.”, detalhou a Defesa Civil.

Imagem aérea dos destelhamentos provocados pela força do vento. Fonte: DC/SC.
Imagem do radar meteorológico de Lontras, produto CAPPI (dBZ), onde é possível identificar a estrutura da supercélula que atingiu a cidade de Balneário Arroio do Silva, às 20:45 UTC (17h45 do horário local). Fonte: DC/SC.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp