Setembro registra volumes baixos de chuva no Oeste de Santa Catarina

Segundo a Epagri/Ciram a tendência para o mês de outubro é que volumes continuem abaixo do esperado

Imagem Ilustrativa Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O mês de setembro terminou com o volume total de chuva abaixo do esperado nas regiões do Oeste e Litoral Norte de Santa Catarina. Os valores de chuva ficaram entre 25 e 50 mm. Segundo a Epagri/Ciram, em algumas localidades da região, o índice foi abaixo de 25 mm. No Litoral Sul, Grande Florianópolis o valor de chuvas esperado ficou acima de 100%.

Conforme a Epagri/Ciram, as regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio oeste, Planalto Norte e Litoral Norte foram os territórios mais atingidas pela má distribuição e pequeno volume de chuva em Santa Catarina. Somente as regiões: Litoral Sul, Florianópolis Litoral e Planalto Sul tiveram chuvas próximas a média histórica.


Foto: Divulgação/Epagri/Ciram

Em setembro, assim como no mês de agosto, a chuva ficou abaixo da média climatológica e o indicativo é de pouco precipitação para a primeira quinzena de outubro. No mês de outubro as frentes frias e as trovoadas associadas ao calor da tarde são os sistemas meteorológicos que causam a chuva no Oeste Catarinense, porém neste ano, com a atuação do fenômeno La Niña, a tendência é de que os volumes continuem escassos e abaixo do esperado.


Precipitação acumulada prevista para SC entre 01 e 16 de outubro Foto: Divulgação/Epagri/Ciram