OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOSaiba quantos milímetros de chuva Chapecó registrou nas últimas 48 horas

Saiba quantos milímetros de chuva Chapecó registrou nas últimas 48 horas

Município decretou situação de emergência devido a estiagem

Foto: ClicRDC

O município de Chapecó teve, nas últimas horas, o registro de chuva e tempo nublado. De acordo com um levantamento feito pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, nas últimas 48 horas, o acumulado de chuva no município totalizou 17 milímetros. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (12). Somente nas últimas 24 horas, foram onze milímetros. 

O volume de chuva teve impacto no Lajeado São José, conforme informou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). De acordo com o chefe da Agência de Chapecó, Bruno Eleotero, a capacidade do manancial está em ascendência, e neste momento, está com o nível de 31% a 32%. Entretanto, a porcentagem deve estabilizar apenas na manhã de quinta-feira (13).

Mesmo com o volume de chuva, as manobras adotadas para 13 bairros de Chapecó – que têm o abastecimento reduzido no período da noite – continuam em vigência. 

- Continua após o anúncio -

Situação de emergência

Na segunda-feira (10), Chapecó decretou situação de emergência devido à estiagem que afeta a região Oeste de Santa Catarina. Com a medida a Administração Municipal poderá adotar mais rapidamente medidas de enfrentamento, além de possibilitar aos agricultores encaminhamentos de demandas.

Em fevereiro, choveu 74 milímetros, o que corresponde a 42% da média histórica. Já em março choveu 94 milímetros – 66% da média histórica. Já em abril, o volume de chuva foi de 22 milímetros, o que dá 20% da média histórica.

Entre as medidas, a Casan adotou um sistema de manobra de registros, num sistema de rodízio em 13 bairros da cidade. Com isso falta água em alguns horários.

O reservatório do Lajeado São José está com apenas 26% da capacidade, que se manteve estável na última semana, graças à chuva e à instalação de bombas de emergência, que aumentaram em 100 litros por segundo a captação da Barragem Santa Terezinha, do rio Tigre, em Guatambu.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se