OUÇA AO VIVO

InícioTEMPORetrospectiva meteorológica de janeiro de 2023 com registro de um tornado e...

Retrospectiva meteorológica de janeiro de 2023 com registro de um tornado e três microexplosões em SC

Imagem do tornado e do tombamento de um caminhão em Sangão. Fonte: Defesa Civil Municipal.

Janeiro de 2023 foi marcado por muitos temporais e por eventos de tempo severo em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o calor intenso, a disponibilidade de umidade e instabilidades associadas a áreas de baixa pressão provocaram tempestades que foram responsáveis por ocasionar chuvas pontualmente intensas, vendavais, três microexplosões e um tornado ao longo do mês. 

No dia 13/01/23, a passagem de uma supercélula provocou queda de árvores e postes em vias públicas, alagamentos, destelhamentos de residências e o tombamento de um caminhão em Sangão, no Litoral Sul. Além disso, o sistema deu origem a um tornado.

O dia (17), foi marcado por muitos temporais e diversas ocorrências pelo estado. Durante a tarde, uma linha de instabilidade se formou no Grande Oeste e avançou de leste para oeste, provocando uma microexplosão ao passar por Xanxerê, já no Planalto Norte e Médio Vale do Itajaí, temporais ocasionaram altos volumes de chuva em um curto período, situação que resultou em alagamentos em vias urbanas e residências, enxurradas, deslizamentos de terra, queda de muros e de árvores nas cidades de Rio Negrinho, Rodeio, Benedito Novo, Ascurra, Indaial e Timbó. Em Rodeio, dos 173 mm registrados num período de 12h, 107 mm precipitaram entre às 19h00 e 20h00.

- Continua após o anúncio -
Imagem: Defesa Civil / destelhamento e alagamento em Xanxerê. Fonte: Defesa Civil Municipal.

Após alguns dias de tempo estável devido a atuação de uma massa de ar seco, os temporais retornaram no dia 29/01, atingindo todas as regiões catarinenses. As tempestades mais intensas e danosas ocorreram nas regiões Oeste, Litoral Sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí, onde provocaram enxurradas, vendavais, alagamentos e deslizamentos. Em Abelardo Luz, município da região Oeste, foi confirmada a  ocorrência de uma microexplosão (Figura 04). No Grande Oeste, os temporais provocaram danos em infraestruturas, destelhamentos, quedas de árvores e interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Figura 04 – Fotos dos danos associados à microexplosão em Abelardo Luz. Fonte: Defesa Civil Municipal.

No mês de janeiro de 2023, embora muitos eventos de chuva pontualmente intensa tenham ocorrido, pode-se dizer que os acumulados totais de precipitação foram uniformes em Santa Catarina.

Na maior parte do estado, os volumes ficaram entre 150 e 200 mm. Entretanto, destacam-se as regiões entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, além de uma pequena porção do Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, onde foram observados acumulados acima de 200 mm.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se