OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOReflexos do ciclone: Número de mortes sobe para 16

Reflexos do ciclone: Número de mortes sobe para 16

Veja as imagens dos estragos depois do fenômeno:

Reflexos do ciclone: Número de mortos sobe para 16
Foto: Maurício Tonetto / Secom

Com informações Agência Brasil

O número de mortes provocadas pela passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul subiu para 16. De acordo com a Defesa Civil do estado, os dois últimos óbitos foram confirmados no município de Gravataí, depois que o corpo de um homem foi encontrado em uma área alagada e na cidade de Caraá, onde uma pessoa ainda estava desaparecida. Em Santa Catarina não foram registradas mortes devido ao fenômeno.

O último balanço da entidade aponta 1.538 pessoas desabrigadas e 13.824 desalojadas, sendo 6,5 mil apenas no município de Taquara. Os números foram atualizados pelas coordenadorias municipais.

- Continua após o anúncio -

Ciclone

O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que surge fora dos trópicos. É associado às frentes frias e encontrado nas médias e altas latitudes. O ciclone que atingiu o Sul do país, associado a uma frente fria, formou-se no Oceano Atlântico no decorrer da semana passada. A área de baixa pressão nos médios e altos níveis da atmosfera potencializou a formação do ciclone em terra, transportando a umidade do oceano para o continente.

Situação de emergência foi decretada por 14 municípios do RS

De acordo com as informações repassadas pelas coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil e verificadas pelo Centro de Operações da Defesa Civil estadual, até a tarde desta terça-feira (20), 14 municípios do Estado decretaram situação de emergência.

São eles: Venâncio Aires, Caraá, Três Cachoeiras, Gravataí, Vale Real, Bom Princípio, Montenegro, Paverama, Portão, Feliz, Santa Maria Do Erval, Glorinha, Tupandi e Maquiné.

Defesa Civil de SC vai a Praia Grande, município mais atingido pelo ciclone

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina visitou o município de Praia Grande, o mais atingido pela passagem do ciclone extratropical na última semana. A Defesa Civil de Santa Catarina entregou itens de assistência uumanitária, como cestas básicas, kits de higiene pessoal, colchões, travesseiros, lençóis e kits de limpeza.

Praia Grande decretou Situação de Emergência ainda na sexta-feira (16). A Prefeitura irá solicitar a liberação de recursos dos governos federal e estadual para reconstruir as áreas afetadas.

O secretário acompanhou a situação das famílias afetadas pelas fortes chuvas, deslizamentos e alagamentos, causando inúmeros prejuízos para a infraestrutura do município. ‘“Só aqui em Praia Grande choveu cerca de 300 mm em menos de três dias, ou seja, o equivalente para o mês”, explicou. 

A Defesa Civil municipal destacou que cerca de 60 pessoas ficaram desabrigadas e tiveram que ficar no ginásio, comunidades ficaram isoladas devido os danos gerados pelas correntezas, além do bloqueio do fornecimento de energia elétrica e água potável – serviços restabelecidos de forma ágil pelo município. 

Fotos: Assessoria Prefeitura de Praia Grande

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se