
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, na manhã desta terça-feira (9), uma Atenção Meteorológica alertando para rajadas de vento intensas entre quarta (10) e quinta-feira (11). O fenômeno é provocado por um ciclone extratropical que se desloca para alto-mar, ainda influenciando o estado com ventos fortes de oeste. O risco é classificado entre moderado e alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
De acordo com os meteorologistas Pedro H. Souza e Luiz E. Cho Luck, as rajadas começam a ganhar força na madrugada de quarta-feira. No Litoral, os ventos podem variar entre 60 km/h e 80 km/h, com picos acima desses valores em alguns momentos. No Extremo Oeste e Oeste, as rajadas devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h.
A tendência é de que a intensidade dos ventos diminua a partir do final da tarde de quinta-feira, especialmente no interior. No entanto, regiões entre os Planaltos e o Litoral Sul ainda podem registrar ventos moderados a fortes até o fim do dia.
A Defesa Civil orienta que a população evite transitar ou permanecer próximo de árvores, placas, muros e postes durante ventos fortes. Também recomenda buscar locais abrigados, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados.





