OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOVÍDEO: Neste fim de semana Oeste de SC registra estragos devido a...

VÍDEO: Neste fim de semana Oeste de SC registra estragos devido a vendaval

Imagem: Defesa Civil – Imagens registradas no sábado (16), em Seara, Oeste de Santa Catarina

Neste domingo, (17), a Defesa Civil divulgou imagens dos estragos ocorridos em Seara, Oeste de Santa Catarina, devido as fortes tempestades que atingiram a região.

De acordo com a meteorologista, Ana Wilke, os estragos foram registrados no último sábado, (16), com registros de vendaval, dia marcado pela ocorrência de temporais isolados. A combinação de calor, umidade com instabilidades atmosféricas, favoreceu a formação das tempestades.

Nas comunidades de Linha Floresta em Alto Bela Vista e de linha Serra Alta em Seara, houve registros de diversos danos associados a passagem de uma intensa célula convectiva, conforme indicado na imagem do radar meteorológico de Chapecó. 

- Continua após o anúncio -

O intenso temporal atingiu a cidade entre às 13:45 e às 14:30, provocando destelhamentos e destruição em casas e galpões e quebra de galhos e árvores. Através da análise conjunta dos danos reportados, a equipe de meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina classificou o evento como frente de rajada, conhecido popularmente como vendaval.

Este fenômeno ocorre quando correntes descendentes que normalmente são observadas na dianteira de uma célula convectiva alcançam a superfície, fazendo com que o ar frio se expanda para os lados, ocasionando o fenômeno frente de rajada à medida que força o levantamento do ar quente à sua volta

Nas imagens do Radar de Chapecó a seguir, o produto CAPPI (dBZ) (figura da esquerda) indica um núcleo convectivo intenso sobre Seara, no produto CAPPI (V) (figura do meio), o radar indica a ocorrência de rajadas de vento e no produto SWI (figura da direita),o radar indica a ocorrência de tempestades severas.

Imagem: Defesa Civil

Imagens do radar meteorológico de Chapecó, às 14h06, campo de refletividade – CAPPI (dBZ) (imagem da esquerda), campo de vento – CAPPI (V) (imagem do meio) e SWI, que indica a possibilidade de tempestade severa (imagem da direita).

Além disso, foram registrados estragos no município de Bom Jesus, município também do Oeste de Santa Catarina.

Conforme a Defesa Civil, ocorreu um vendaval, queda de árvores, danos em telhados e edificações públicas (escola, creche e outras).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se