
O município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, por meio do Decreto nº 471, de 08 de novembro de 2025, declarou Situação de Emergência em decorrência dos danos causados por um tornado que atingiu diversas áreas do território municipal.
O fenômeno ocorreu na tarde deste sexta-feira (07), provocando destelhamentos, queda de árvores, interrupção de energia elétrica e danos estruturais em edificações públicas e privadas. Equipes da Defesa Civil Municipal, com apoio da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê e do Corpo de Bombeiros Militar, realizaram o primeiro levantamento de danos e prestaram atendimento imediato às famílias afetadas.
O decreto permite a mobilização de todas as estruturas municipais para ações de resposta, limpeza, reconstrução e assistência humanitária, além de facilitar o acesso a recursos estaduais e federais para recuperação das áreas atingidas.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) acompanha a situação e reforça a orientação para que a população siga as medidas de segurança e mantenha-se atenta às informações oficiais.
Secretaria de Saúde realiza visitas e cadastramento de famílias atingidas pelo tornado em Xanxerê
Na manhã deste sábado (08), a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê realizou uma ação de apoio às famílias afetadas pelo tornado ocorrido nesta sexta-feira (07). Por meio do trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde das equipes das UBS Bortolon e UBS Esportes, foram visitadas e cadastradas 80 famílias atingidas pelo fenômeno climático.
A iniciativa foi articulada pela Defesa Civil Municipal e Coordenação de Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de garantir assistência e orientar os moradores sobre os serviços disponíveis após o vendaval. Durante as visitas, as equipes repassaram informações sobre os atendimentos de saúde, materiais disponibilizados pela Defesa Civil e demais serviços oferecidos pela Prefeitura de Xanxerê aos atingidos.
Além disso, os profissionais realizaram o cadastramento das famílias para o levantamento detalhado dos danos, contribuindo para que o município possa direcionar de forma mais efetiva o apoio às pessoas afetadas.







