sexta-feira, novembro 28, 2025
InícioTEMPOMunicípio do Oeste de SC decreta Situação de Emergência após temporal com...

Município do Oeste de SC decreta Situação de Emergência após temporal com granizo causar destruição

Mais de 100 casas foram danificadas; decreto permite ações emergenciais e solicitação de apoio estadual

Foto: Divulgação/Defesa Civil

O município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, decretou Situação de Emergência nesta segunda-feira (13), após a forte tempestade com queda de granizo registrada na madrugada de domingo (12) causar estragos significativos na zona rural e em áreas urbanas.

De acordo com o decreto municipal nº 712/2025, o evento foi classificado como Tempestade Local/Convectiva – Granizo (COBRADE 1.3.2.1.3) e provocou destelhamentos, queda de árvores, destruição em lavouras e danos em prédios públicos como escolas, postos de saúde e centros comunitários.

As comunidades mais atingidas incluem o Assentamento 25 de Maio, Rincão Torcido, Indianópolis, Treze de Novembro e localidades vizinhas. Levantamento preliminar da Defesa Civil Municipal, com apoio da Regional de Xanxerê, aponta mais de 100 residências danificadas, além de prejuízos na agricultura familiar — especialmente nas plantações de milho e fumo — e registros de morte de bovinos em propriedades do interior.

- Continua após o anúncio -

Com o decreto, a prefeitura está autorizada a mobilizar todos os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil, além de adotar medidas administrativas emergenciais, como aquisições diretas de materiais e contratações sem licitação, para acelerar a resposta e o atendimento às famílias atingidas.

A formalização da Situação de Emergência também viabiliza a solicitação de Itens de Assistência Humanitária (IAH) e o apoio do Governo do Estado para reconstrução das áreas afetadas.

A Defesa Civil de Santa Catarina permanece monitorando a situação e oferecendo suporte técnico ao município.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp