Município de Água Doce foi atingido por tornado, diz Defesa Civil

Segundo levantamento do órgão, intensas rajadas de vento ocasionaram destelhamentos e destruição de edificações em pelo menos cinco municípios

Município de Água Doce – Foto: Rádio Catarinense

Na sexta-feira (14), o município de Água Doce foi atingido por forte temporal. A Defesa Civil classificou o evento como tornado. De acordo com o órgão, o fenômeno também foi filmado em Irineópolis. A cidade está cerca de 100 km de distância de Água Doce. O estado foi atingido por tempestades severas e tornados. Além de Água Doce, os municípios mais afetados durante a tarde foram Vargem Bonita, Catanduvas, Tangará e Ibicaré, onde foram registradas intensas rajadas de vento que ocasionaram destelhamentos e destruição de edificações.

Conforme a Defesa Civil, a atuação de um sistema de baixa pressão, combinado com o escoamento de umidade e presença de instabilidade provocaram as tempestades e tornados em Santa Catarina.

De acordo com o levantamento do órgão, foram relatados eventos associados de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento, principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.

Levantamento

No início da manhã deste sábado (15), a Defesa Civil divulgou um levantamento das ocorrências registradas no estado. Segundo o documento, seis municípios foram atingidos. Até o momento, 830 pessoas estão desabrigadas e 115 estão desalojadas. Devido ao temporal, 16 pessoas ficaram feridas. Não há mais detalhes sobre os ferimentos sofridos pelas vítimas.