
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma observação meteorológica neste sábado (20), alertando para um declínio acentuado das temperaturas no estado entre a noite de domingo (21) e segunda-feira (22). A mudança é provocada pelo avanço de uma massa de ar frio.
Segundo os meteorologistas Jéssica Silva e Pedro Souza, neste domingo à tarde os termômetros devem registrar máximas em torno de 30°C em todas as regiões, podendo chegar aos 34°C no Grande Oeste e áreas de divisa com o Paraná.

No entanto, durante a noite de domingo e a madrugada de segunda, as temperaturas começam a cair e ficam abaixo dos 20°C em todo o estado – chegando a menos de 15°C nas áreas de serra.
A queda mais acentuada deve ocorrer ao longo da segunda-feira. À noite, os termômetros devem variar entre 5°C e 10°C no Grande Oeste e nos Planaltos, não passando de 14°C no Litoral. Nas regiões serranas, os valores podem ser ainda menores.
A Defesa Civil alerta que o frio pode causar desconforto térmico, risco de hipotermia e agravar doenças cardiorrespiratórias. A recomendação é para que a população esteja atenta, principalmente no cuidado com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A condição de temperaturas baixas deve permanecer ao longo dos próximos dias em Santa Catarina.

