2019 iniciou com uma intensa onda de calor. Os valores de temperatura máxima foram frequentemente altas, típicas da estação mais quentes do ano. O calor foi crítico não somente durante as tardes, mas também no período noturno. Noites e madrugadas com valores altos, acima de 25°C, o que em outras épocas do ano, é o valor da temperatura máxima.
Na média, o janeiro foi marcado por temperatura acima dos valores normais. Nas regiões do Oeste e Meio Oeste, os valores ficaram entre 1,0 e 1,5°C acima da normalidade. Chapecó (28,8°C), Campos Novos (27,0°C) e Xanxerê (28,2°C). Cidades de referências com série histórica de mais de 30 anos de dados contínuos.
A região mais quente durante este janeiro foi sem dúvida o litoral de Santa Catarina com anomalias positivas de temperatura do ar máxima em torno de 3°C em média. Em Urussanga, no litoral Sul do Estado, a média da máxima é de 30,9°C. São Francisco do Sul, no Litoral Norte, tem média mensal de 28,4°C e a Capital de 30,9°C. A maior temperatura registrada no mês foi 41,3°C em Massaranduba, no Vale do Itajaí. Outras localidades, especialmente as do Litoral, registraram temperatura altas com máxima acima de 40°C por vários dias seguidos.