OUÇA AO VIVO

Início TEMPO Furacão em Santa Catarina: Epagri emite nota sobre o assunto

Furacão em Santa Catarina: Epagri emite nota sobre o assunto

Segundo entidade notícias sobre o assunto são “alarmistas e sensacionalistas”; Brasil registrou apenas um furacão em sua história, em 2004 nos Estados de SC e RS, relembre:

|

Foto ilustrativa – Foto: Divulgação/Nasa

Nesta semana uma informação sobre uma possível formação de um furacão em Santa Catarina foi divulgada nas redes sociais catarinenses. Segundo informações da Epagri/Ciram, não há previsão de furacão no Estado até o momento. Ainda conforme a entidade, as matérias e informações divulgadas sobre o assunto são “notícias alarmistas e sensacionalistas”.

Conforme os meteorologistas da Epagri/Ciram, na próxima semana, entre os dias 05 a 07 de abril, um sistema de alta pressão predomina na costa Sul do Brasil, o que favorece a circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente) na faixa leste de SC, o que irá provocar chuva mais persistente e totais mais elevados no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte, onde o acumulado pode superar os 100mm.

Brasil registrou apenas um furacão na história

O único registro de furacão no Brasil aconteceu no dia 28 de março de 2004. O furacão Catarina atingiu ventos de 180 km/h e foi classificado na categoria 3 na escala Saffir-Simpson. O fenômeno foi registrado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na época, 40 cidades catarinenses foram atingidas, 35.873 casas foram danificadas (993 destruídas), quatro pessoas morreram, outras 518 ficaram feridas e 33 mil ficaram desabrigadas.

Ao todo, 14 cidades de RS e SC ficaram em estado de calamidade pública e os prejuízos atingiram mais de R$ 1 bilhão.

Confira a nota da Epagri/Ciram

Sistemas típicos em SC na próxima semana  

Estão sendo divulgadas na mídia notícias alarmistas e sensacionalistas sobre a possibilidade de formação de um Furacão no litoral Sul do Brasil na próxima semana. Os meteorologistas da Epagri/Ciram, sempre com RESPONSABILIDADE E ATENTOS a todos os sistemas meteorológicos que atuam em SC, afirmamos que NÃO HÁ PREVISÃO DE FURACÃO no momento.  Na próxima semana (dias 05 a 07/04), um sistema de alta pressão estará predominando na costa Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente) na faixa leste do estado, provocando chuva mais persistente e totais mais elevados no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte, onde o acumulado pode superar os 100mm. A partir do dia 08/04, um sistema de baixa pressão se forma no oceano, próximo ao litoral entre SP e RS, com deslocamento para alto mar. 

Ressalta-se que ambos os sistemas previstos para a próxima semana são característicos dessa época do ano e com atuação dentro da normalidade.

122,945FansLike
41,652FollowersFollow
61,413FollowersFollow
3,090SubscribersSubscribe